Aldeias da Saudade na web

2013-06-11

Já está online a plataforma dedicada ao projeto "Aldeias da Saudade", iniciativa da ATAHCA que visa a promoção e divulgação de um conjunto de aldeias tradicionais do Alto Cávado com potencial turístico relevante.

 

Ao visitar este website fica a saber quais as aldeias que fazem parte desta rede, os locais de interesse para visitar, onde ficar alojado em empreendimentos turísticos de qualidade, onde provar a gastronomia tradicional e onde comprar produtos locais.

Visite as Aldeias da Saudade em www.aldeiasdasaudade.pt

Para mais informações, contactar a ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave | TEL. 253 321130 | E-mail: altocavado@mail.telepac.pt


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]