“Agronegócios da região de Viseu”

2014-04-03

Viseu, 10 de abril

Promover oportunidades de negócios é o objetivo do evento organizado pelo Conselho Empresarial da Região de Viseu (CERV), em parceria com as ADL ADD, ADDLAP, ADICES, ADRIMAG, e a Escola Superior Agrária do IPV.

O encontro – a decorrer no Edifício Expobeiras, entre as 14h e as 16h – é dirigido a produtores, compradores e distribuidores e todos os profissionais interessados em divulgar e comercializar os produtos endógenos da região de Viseu, “com uma rica e grande história na produção agroalimentar”.

Orientado para resultados e geração de negócios, o evento pretende “dinamizar o negócio regional de produtos endógenos, apostando no trabalho em rede e parceria, criando sinergias entre os diversos agentes económicos”.

Mais informação em documento anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]