2014-10-01
É o tema do encontro, organizado pela ATAHCA, dias 10 e 11 de outubro em Vila Verde, que abrange um conjunto de atividades (colóquio, tertúlia, mercado de produtos locais, visitas a explorações agrícolas), pretendendo promover a troca de experiências e a partilha de boas práticas entre produtores e consumidores, e outros agentes económicos com interesse na temática dos circuitos curtos.
O projeto PROVE - Promover e Vender será uma das iniciativas em destaque neste encontro que irá decorrer durante a “Festa das Colheitas” em Vila Verde, a maior feira anual agrícola do Alto Cávado, local de encontro entre agricultores e consumidores, onde se promovem as potencialidades agrícolas, a gastronomia, o turismo rural e as tradições do mundo rural.
No primeiro dia, de manhã, está previsto o colóquio “Boas práticas de agricultura familiar e de comércio de proximidade de produtos locais”, onde será abordada a temática dos circuitos curtos de comercialização, de que é exemplo o projeto PROVE, e à tarde, decorrerão visitas a várias explorações agrícolas da região. O programa prosseguirá com a realização de uma tertúlia entre produtores e consumidores PROVE e um jantar com produtos locais do Alto Cávado.
No sábado, dia 11, irá ter lugar o Mercado de Produtos Locais de Territórios PROVE, no recinto da Festa das Colheitas. A sessão de encerramento do encontro decorrerá, por volta das 12h30, na tenda de conferências da Festa. Programa em anexo)
As inscrições são gratuitas e obrigatórias (até dia 6 de outubro) e incluem a participação no colóquio e nas visitas técnicas. A inscrição no Mercado de Produtos Locais será gratuita mas destina-se apenas às Associações de Desenvolvimento LocaL parceiras do projeto PROVE e respetivos produtores.
Para mais informações e inscrições, contactar a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, Tel 253321130 / Tm 911193518, E-mail: proveatahca@gmail.com
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]