“Agricultura Familiar e Comercialização de Proximidade”

2014-10-01

É o tema do encontro, organizado pela ATAHCA, dias 10 e 11 de outubro em Vila Verde, que abrange um conjunto de atividades (colóquio, tertúlia, mercado de produtos locais, visitas a explorações agrícolas), pretendendo promover a troca de experiências e a partilha de boas práticas entre produtores e consumidores, e outros agentes económicos com interesse na temática dos circuitos curtos.

O projeto PROVE - Promover e Vender será uma das iniciativas em destaque neste encontro que irá decorrer durante a “Festa das Colheitas” em Vila Verde, a maior feira anual agrícola do Alto Cávado, local de encontro entre agricultores e consumidores, onde se promovem as potencialidades agrícolas, a gastronomia, o turismo rural e as tradições do mundo rural.

No primeiro dia, de manhã, está previsto o colóquio “Boas práticas de agricultura familiar e de comércio de proximidade de produtos locais”, onde será abordada a temática dos circuitos curtos de comercialização, de que é exemplo o projeto PROVE, e à tarde, decorrerão visitas a várias explorações agrícolas da região. O programa prosseguirá com a realização de uma tertúlia entre produtores e consumidores PROVE e um jantar com produtos locais do Alto Cávado.

No sábado, dia 11, irá ter lugar o Mercado de Produtos Locais de Territórios PROVE, no recinto da Festa das Colheitas. A sessão de encerramento do encontro decorrerá, por volta das 12h30, na tenda de conferências da Festa. Programa em anexo)

I12017-ENC.PR.ATH5.JPG

As inscrições são gratuitas e obrigatórias (até dia 6 de outubro) e incluem a participação no colóquio e nas visitas técnicas. A inscrição no Mercado de Produtos Locais será gratuita mas destina-se apenas às Associações de Desenvolvimento LocaL parceiras do projeto PROVE e respetivos produtores.

Para mais informações e inscrições, contactar a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, Tel 253321130 / Tm 911193518, E-mail: proveatahca@gmail.com

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]