Agricultores da Região Saloia podem candidatar-se a apoios para pequenos investimentos agrícolas

2025-10-07

A A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia lançou o primeiro aviso de candidaturas no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), marcando o arranque da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) 2030 na zona rural da região saloia.

O Aviso tem uma dotação orçamental de 400 mil euros e destina-se a apoiar agricultores e empresas agrícolas que pretendam investir na melhoria da capacidade produtiva, eficiência e sustentabilidade das suas explorações.

As candidaturas podem ser submetidas entre 1 de outubro e 28 de novembro de 2025, através dos portais pepacc.pt ou agricultura.gov.pt.

Os apoios são concedidos sob a forma de subvenção não reembolsável, com uma taxa base de 55 %.

Os investimentos podem ascender até um máximo de 50 mil euros.

São elegíveis pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola nos concelhos de Mafra, Loures e Sintra, nas freguesias abrangidas pelo território da A2S.

Os interessados devem contactar a A2S através do site www.a2s.pt , do telefone 261 025 007, ou por correio eletrónico para geral@a2s.pt.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]