ADRUSE promove XII Festival de Sopas da Serra da Estrela

2011-11-05

13 novembro 2011, Gouveia

A concurso vão estar 30 sopas tradicionais confecionadas ao vivo por gente que tem gosto pela cozinha e pelos saberes e sabores genuínos da Serra da Estrela.

Em tempo de S. Martinho as sopas juntam-se às castanhas e ao vinho, no próximo dia 13 de novembro, no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio, em Gouveia.

A concurso vão estar perto de trinta sopas tradicionais, confecionadas, no local, por vinte e quatro concorrentes, maioritariamente particulares, dos concelhos que integram a zona de intervenção da ADRUSE, que têm gosto pela cozinha e pelos saberes e sabores tradicionais genuínos da Serra da Estrela.

A presidir ao júri desta edição vai estar o Chefe Hernâni Ermida, uma presença habitual nas Sopas da Serra da Estrela.

À semelhança da edição do ano passado, a par do Festival de Sopas realiza-se uma Feira de Doçaria Tradicional que pretende divulgar e valorizar receitas antigas de doces e bolos tradicionais da Serra da Estrela.

A iniciativa, apoiada pelo LEADER, insere-se na estratégia da ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela de animação territorial, promovendo os produtos locais e o turismo na região, tendo em vista a dinamização e o desenvolvimento do território e das comunidades locais.

Mais informação em www.adruse.pt


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]