ADRITEM promove tertúlia sobre Desenvolvimento Local

2012-10-17

Santa Maria da Feira, 17 de outubro 2012

O encontro focaliza a discussão no local, enquanto meio diverso, produtivo e inovador, competitivo, com capacidade atrativa, e a partilha de experiências de dinamização socioeconómica dos territórios.

A tertúlia, moderada pela coordenadora da ADRITEM, Teresa Pouzada, está programada para as 17h, no restaurante-bar Zip Zip, em Caldas de São Jorge.

Este 1º Encontro para o Desenvolvimento Local conta com a presença de diversos interlocutores que se encontram ou propõem desenvolver projetos com ações significativas dirigidas à dinamização socioeconómica do território.

O encontro focaliza a discussão no local, enquanto meio diverso, produtivo e inovador, competitivo, com capacidade atrativa. Pretende ser um elemento catalisador das potencialidades dos territórios, com uma identidade e características únicas, apresentando estratégias de promoção territorial, de âmbito nacional e local.

Um evento com apoio LEADER.

Para mais informações contactar a ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria | Tel. 256 878 230 | Email: adritem@adritem.pt


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]