2012-11-14

Setúbal, 15 a 18 de novembro 2012
Tendo por principal objetivo a divulgação desta espécie característica da costa setubalense, muito apreciada, o evento conta com uma exposição, um colóquio e uma mostra e degustação. 44 restaurantes aderiram à iniciativa.
A exposição «Setúbal e o Mar de Pólvora da Cruz» - abre portas dia 15 de novembro, às 15, na Casa da Baía de Setúbal - onde ficará patente até dia 26 de novembro.
No mesmo dia e local, inicia às 16h o colóquio «Desenvolvimento Sustentável das Pescas e do Turismo da Região de Setúbal - Carapau Manteiga de Setúbal IGP?».
No dia 18, ainda na Casa da Baía de Setúbal, terá lugar a Mostra e Degustação do Carapau Manteiga de Setúbal, com receituário confecionado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
A qualificação do Carapau Manteiga de Setúbal, através da criação de uma Indicação Geográfica Protegida, é um dos principais fatores de valorização da espécie que irá permitir aumentar o seu valor comercial e, por conseguinte, o rendimento dos pescadores e das suas famílias.
A parceria responsável pela organização e promoção do Festival é constituída pelo Município de Setúbal - Casa da Baía de Setúbal, Sesibal OP, DRAP LVT, Docapesca, Europe Direct, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Setúbal e ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.
Saiba mais no site do Município de Setúbal.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]