ADREPES acolhe reunião transnacional «Da quinta para o prato»

2012-05-25

Palmela e Setúbal, 30 de maio a 2 de junho 2012

Após um ano de intensos trabalhos nos territórios da Península de Setúbal e de Le Mans, os parceiros do projeto de cooperação LEADER voltam a encontrar-se para apresentação de conclusões e avaliação.

Para além das reuniões de trabalho, o programa da visita da comitiva francesa, do GAL du Pays du Mans, inclui alguns momentos de convívio entre os parceiros locais e transnacionais, aproveitando as comemorações do Festival do Moscatel, integradas no programa «Palmela - Cidade Europeia do Vinho 2012».

Além do ponto de situação e avaliação do projeto, as reuniões visam a apresentação da Carta de Qualidade, da Estratégia de Marketing e a elaboração de um documento com orientações políticas para a integração dos circuitos curtos no próximo quadro comunitário.

O projeto «Da quinta para o prato», no âmbito da Cooperação LEADER, tem por principal objetivo a valorização dos territórios periurbanos, através da implementação de circuitos de comercialização de produtos locais de qualidade. Pretende-se desenvolver uma metodologia assente em cadeias de distribuição curtas, que faculte o fornecimento direto de produtos locais para a confeção de refeições em restaurantes e refeitórios.

A parceria do projeto, tendo começado por contar com o GAL ADREPES (entidade coordenadora), a Câmara Municipal de Palmela, o Centro Social de Palmela, a Cooperativa Agrícola União Novense, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Superior de Agronomia e Restaurante Champanheria, integra atualmente produtores hortofrutícolas, restaurantes, infantários e IPSS.

Para saber mais, contactar a ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]