ADRAT

Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega

Morada: Av. da Cooperação - Parque Empresarial - Edifício INDITRANS - Lote A1 nº 2 5400 673 Outeiro Seco - Chaves

Tel.: +351 276 340 920 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: geral@adrat.pt

Site: www.adrat.pt

 

Território: Alto Tâmega

Área: 2.699 Km2

População: 85.096 hab.

Densidade populacional: 36 hab./Km2

I10362-ADRAT.JPG 

Alto Tâmega

O Alto Tâmega situa-se na região do Alto Trás-os-Montes, fazendo fronteira a norte com a Galiza (Espanha), a sul com o agrupamento de municípios do Vale do Douro Norte, a este com a Terra Fria e Terra Quente Transmontana e a oeste com municípios dos agrupamentos do Vale do Lima, Alto Cávado e Alto Ave.

O território de intervenção do GAL ADRAT – compreendendo os concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar – embora seja considerado uma região de montanha, possui vales extensos e zonas de planície, como o planalto Barrosão.

O eixo central do Alto Tâmega é a denominada zona verde formada pelas veigas de Chaves e Vila Pouca de Aguiar, rica em solos com excelente capacidade agrícola. A poente, uma zona de planalto (concelhos de Boticas e Montalegre), com boa aptidão para pastagens e cereais, e uma zona de montanha, mais vocacionada para a atividade florestal.

À semelhança de outras regiões do país, o território caracteriza-se por um povoamento concentrado nas sedes dos municípios, sendo o aglomerado populacional de maior importância a cidade de Chaves.

A par da atividade agrícola, que assume um peso decisivo na empregabilidade da região, o Alto Tâmega regista uma boa preservação do património ambiental, alicerçada na presença de três espaços protegidos: a Zona Ecológica das Margens do Rio Tâmega, o Parque Natural do Alvão e o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Aliada à riqueza natural e paisagística, sobressai o enorme capital aquífero da região, com elevado potencial turístico. Além das águas para consumo, destacam-se as estâncias termais de Chaves, Vidago, Carvalhelhos e Pedras Salgadas. A água é, aliás, indissociável da história da região.

A famosa posta barrosã é um dos ex-líbris da gastronomia do Alto Tâmega, à qual se pode juntar o rico fumeiro, o tradicional folar e a aguardente de mel.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]