ADRACES prepara EDL 2014-2020

2015-01-21

A associação promoveu na passada sexta, 16 de janeiro, uma reunião para apresentação dos resultados da implementação da Abordagem LEADER do PRODER na Beira Interior Sul e definição das futuras linhas de ação estratégicas.

Com 110 projetos contratados nos quatro concelhos de intervenção (45 em Castelo Branco, 33 em Idanha-a-Nova, 11 em Penamacor e 17 em Vila Velha de Ródão), representando cerca de 10 milhões de euros de investimento público, e a criação de 158 postos de trabalho diretos e 26 novas empresas, no período 2007-2013, a ADRACES “não só cumpriu os objetivos a que se propôs como acrescentou mais financiamento”, refere o presidente da associação, Joaquim Morão, que realça ainda a importância dos projetos na afirmação do território e a prestação do trabalho em rede entre os promotores e os beneficiários.

Para António Realinho, diretor da ADRACES, “a experiência da ADRACES em mais de 20 anos de gestão e aplicação de fundos públicos e a sua capacidade de mobilização e proximidade foram elementos determinantes não só para garantir os elevados níveis de adesão à Estratégia Local de Desenvolvimento, como também para assegurar a integração dos diversos setores e a diversificação das atividades produtivas, tendo sempre em vista a pretensão de repatriamento do território.

I12123-REUNIAO-GAL-01XADRACESB.JPG

A avaliação externa da abordagem LEADER apresentada pelo gabinete de consultoria de Oliveira das Neves concluiu que “a ADRACES conseguiu superar os desafios do programa e o território conseguiu fixar recursos e criar dinâmicas de desenvolvimento assinaláveis”. Pelo que “o desafio torna-se ainda maior para o próximo quadro no prolongamento desta eficácia na aplicação dos programas, uma vez que quem faz bem fica obrigado a fazer ainda melhor no Horizonte 2020”.

Uma linha estratégica de continuidade na valorização, preservação e promoção do território da Beira Interior Sul é a aposta do Grupo de Ação Local (GAL) Beira Interior Sul – a parceria ampla e representativa de 31 atores de grande relevância no território, que estiveram na origem da criação da Estratégia Desenvolvimento Local (EDL), onde a ADRACES assume funções de gestão e coordenação do programa comunitário.

No final da reunião da Assembleia de parceiros do GAL, realizada na sede da ADRACES, em Vila Velha de Ródão, procedeu-se ainda à assinatura de renovação do acordo de parceria para os antigos membros do GAL BIS e de adição de novas entidades à parceria cada vez mais representativa do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]