ADRACES encerra ano letivo sénior

2017-06-30

Ao todo passaram duas centenas de alunos seniores pelos bancos das Academias Seniores de Penamacor e de Vila Velha de Ródão, dinamizadas pela ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul. Para fechar o ano letivo com chave de ouro, nas cerimónias de confraternização entre docentes e alunos, estes últimos foram gratificados com a habitual entrega de diplomas de frequência.

O projeto de aprendizagem ao longo da vida da ADRACES materializado nestas duas academias seniores, integradas na Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), e em parceria com as Câmaras Municipais de Penamacor e Vila Velha de Ródão, tornou-se uma referência na região.

Os números falam por si: três anos de vida de projeto, mais de duzentos e cinquenta alunos – 124 em Penamacor e 130 em Vila Velha de Ródão, e 45 professores – 25 em Penamacor e 20 em Vila Velha de Ródão. Números esses que não poderiam ter sido atingidos sem o apoio das entidades locais e o trabalho em parceria, conforme sublinhou o diretor da ADRACES, António Realinho, “o sucesso das Academias de Vila Velha de Ródão e Penamacor só foi alcançado com esta dimensão porque as respetivas autarquias, em particular os seus presidentes, Luís Pereira e António Beites, se empenharam desde a primeira hora com a capacitação dos recursos das autarquias ao serviço da causa que é de todos. Sem o apoio das autarquias, das Juntas de Freguesia, dos Agrupamentos de Escolas de Vila Velha e Penamacor, os Bombeiros, a GNR, Casa de Artes de Vila Velha, Biblioteca Municipal de Vila Velha e Penamacor e particularmente do voluntariado dos professores nunca seria possível o projeto alcançar a dimensão que tem”.

I13012-IMAGEM1.JPG

Academias Seniores de Vila Velha de Ródão e Penamacor


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]