ADRACES e Idanha-a-Nova reavivaram “A Canção Raiana Perdida”

2016-11-11

I12858-DSCX8604.JPG I12858-DSCX8613.JPG

O espetáculo audiovisual e musical "A Canção Raiana Perdida" subiu ao palco a 19 de novembro, pelas 21h30, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, pela mão da ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul e apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Fruto do projeto "A Canção Raiana Perdida – Raízes Sonoras da Beira Baixa" impulsionado pela ADRACES, este espetáculo multimédia que reuniu música tradicional, capítulos de um documentário e projeção vídeo mapping foi um momento de partilha de tradições culturais e musicais únicas, inseridas num território de património natural, histórico e geológico singular, que em tudo influi na formação da cultura do povo da Beira Interior Sul.

Na origem do projeto, encontramos uma associação – a ADRACES – consciente da necessidade de investir esforços e recursos na inventariação, valorização e divulgação do património, sobretudo através do resgate da música tradicional da Beira Baixa. Atribuiu essa missão a Tom Hamilton, um músico profissional inglês que se mudou para Portugal em 1992. Atualmente a viver na região, usou os seus conhecimentos técnicos e a sua experiência em recolha musical tanto para homenagear a cultura sonora local, como para reinventar o tradicionalismo musical, alcançando por último uma fusão de culturas, recriando melodias e ritmos do território embebidos em sons de contemporaneidade.

O objetivo deste espetáculo era duplo, não só dar a conhecer um legado cultural aos habitantes do território, mas também, em jeito de homenagem, convocar ao palco todos os participantes/atores do projeto, guardiões da identidade cultural das comunidades desta região que acederam a partilhar de forma profissional, informal ou natural segredos musicais do passado. A componente tecnológica aliada à integração de novas sonoridades, arranjos melódicos e recriação de ritmos fizeram parte integrante de um espetáculo que não queria deixar nem as gerações mais jovens de fora desta experiência cultural.

I12858-CONVITE.JPG

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]