ADL promovem consumo local num Natal diferente

2020-12-15

Várias Associações de Desenvolvimento Local estão a levar a cabo iniciativas que visam a valorização e consumo de produtos locais neste Natal. Entre as iniciativas estão a comercialização de produtos locais em cabazes,  a venda online de artesanato ou a promoção de um mercado virtual para divulgação de empresas e produtos locais.

A Dolmen, a Tagus e a Adriminho estão a promover a venda de produtos locais, incluindo vinhos, enchidos, queijo, azeite, mel, doces e bolos tradicionais, sob a forma de cabazes, com várias opções de escolha. No que toca à Dolmen os cabazes são elaborados com produtos típicos de cada concelho do território de intervenção, sendo comercializados através da Locale, a nova loja online. A Adriminho, em parceria com os seis municípios do território de intervenção, produziu um cabaz do Vale do Minho, com produtos locais, que está a ser comercializado através da plataforma Unique Flavours. Já a Tagus divulgou um catálogo com dez cabazes diferentes, que se encontra disponível aqui, havendo ainda a possibilidade de elaboração de cabazes personalizados.

Já no caso do Monte a estratégia passa pela divulgação das empresas e produtos locais do Alentejo Central através de um mercado digital, o Instamarket Christmas, através da plataforma Instagram. Nos fins-de-semana de 28 a 30 de novembro e 5 a 7 de dezembro decorreram ainda mercados presenciais, na Casa do Montado, onde estiveram representadas, de cada vez, seis empresas também presentes na página de Instagram, estando também previstos workshops online e atividades para toda a família.

A ADRITEM está promover, através do projeto ROTA Criativa - Rede de Ofícios Tradicionais e Arte Criativa, a venda de artesanato tradicional das Terras de Santa Maria e a ADIRN está a promover a compra de produtos locais através da sua loja "Galeria do Mundo Rural", em Tomar.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]