ADL portuguesas no FSM

Jan. 2003

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de ideias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para acções eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil empenhados na construção de uma sociedade planetária centrada no ser humano (ver Carta de Princípios). O FSM propõe-se a debater alternativas para construir uma globalização solidária, que respeite os direitos humanos universais em todas as nações e o ambiente, apoiada em sistemas e instituições internacionais democráticos a serviço da justiça social, da igualdade e da soberania dos povos.

Na sua terceira edição, o Fórum Social Mundial conta com a participação de uma delegação de Associações de Desenvolvimento Local portuguesas, constituída pela ADD, ADICES, ADAE, DUECEIRA e Pinhal Maior.

Para além de participarem nas actividades do FSM, estas entidades pretendem lançar a semente da cooperação transnacional através do Programa LEADER+ com entidades brasileiras. O projecto «Cooperar em Português» promovido pelo conjunto de Grupos de Acção Local da Beira Litoral prevê, entre outros temas, abordar as questões relativas à metodologia LEADER desenvolvida na Europa e às experiências de orçamento participativo e micro-crédito praticadas em alguns países sul-americanos como o Brasil. Esta cooperação pressupõe o desenvolvimento de um conjunto de actividades, a serem definidas conjuntamente pelos parceiros, de acordo com as prioridades e necessidades de cada um.

Pretende-se uma primeira aproximação ao Brasil, tendo em conta o idioma comum, mas principalmente o interesse de cooperar sobre as inúmeras experiências em Desenvolvimento Integrado e Sustentável que existem nos dois países.

Na fase de lançamento desta visita foi importante a divulgação no portal da Rede de Informações para o Terceiro Sector no Brasil, que gerou uma série de contactos entre a Minha Terra e as mais diversas entidades brasileiras.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]