ADIRN organiza encontro em Cabo Verde

2011-09-10

13 de setembro 2011, ilha do Sal

Dinamizar a cooperação entre Portugal e Cabo Verde no âmbito do desenvolvimento rural foi o objetivo do encontro que contou com a presença de representantes de 15 ADL portuguesas e de outras tantas entidades cabo-verdianas.

Convidado a abrir os trabalhos, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, destacou a excelente oportunidade do encontro «para diálogo, intercâmbio e recomendação de políticas, métodos e melhores práticas para alavancar o mundo rural», considerando-o «mais uma etapa na

construção da exemplaridade da nossa parceria e cooperação».

«Paradigma singular, caldeado na História comum e reforçada com uma estratégia de futuro convergente», afirmou o governante cabo-verdiano, a cooperação Portugal/Cabo Verde há muito que ultrapassa a mera relação dador/beneficiário, respondendo a interesses comuns e concretos ao nível do desenvolvimento.

Para lá dos processos de cooperação entre municípios dos dois países, constituindo Torres Novas/Ribeira Grande um bom exemplo, a cooperação entre Portugal e Cabo Verde tem vindo a ganhar expressão crescente, através de inúmeros projetos de ADL, nomeadamente no âmbito LEADER.

Pretendendo-se «criar sinergias que levem à otimização de recursos, intercâmbio de estratégias e experiências», como sublinha o coordenador da ADIRN, Jorge Rodrigues, oito projetos em curso, envolvendo mais de 30 entidades dos dois países, foram apresentados e debatidos no Sal, abarcando temas como a língua portuguesa, a solidariedade, o turismo rural e a produção de queijo de cabra.

Atingir uma dimensão nacional para «perspetivar projetos mais integrados e articulados», através da estruturação de uma rede para o desenvolvimento rural Portugal-Cabo Verde, é o desafio que a ADIRN propõe.

O LEADER, enquanto metodologia «que afirma o valor da participação e do compromisso dos cidadãos nos processos de desenvolvimento», configura-se «como um modelo simples, dinâmico, eficaz e eficiente que requer uma aposta forte no trabalho de animação comunitária e um aprofundamento evidente das parcerias», defendeu a presidente da MINHA TERRA, Regina Lopes.

Graças ao enorme capital de experiências e projetos acumulados ao longo das duas últimas décadas do LEADER, as ADL apresentam-se na linha da frente para assumir esta aposta, no âmbito das suas estratégias de desenvolvimento local.

Nalguns casos, como na ADIRN - onde a cooperação é assumidamente estratégica -, e se pretende «capitalizar o know-how, facilitar o acesso a novos mercados para as empresas do Ribatejo Norte», a qualificação está já na mira.

Além de consolidar a parceria para definir uma estratégia comum de cooperação, o encontro também prevê como resultados um plano de formação na área da agricultura, a participação de Cabo Verde na Feira de Agricultura de Santarém, uma presença conjunta na Feira Internacional de Cabo Verde e parceiros das nove ilhas para implementar o projeto Lusofonia e Desenvolvimento Rural.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]