ADIRN, ADREPES e MONTE recebem delegação polaca

2011-05-05

A visita, programada para os dias 10, 11 e 12 de maio 2011, tem por objetivo conhecer inloco alguns dos projetos apoiados pelo PRODER, no âmbito da Abordagem LEADER.

Numa rápida resposta ao convite da Embaixada da Polónia, ADIRN, ADREPES e MONTE acederam receber a delegação polaca composta pela chefe do Gabinete do Ministro da Agricultura, diretor e vice-diretor do departamento de Desenvolvimento Rural, diretor dos Serviços Técnicos do Ministério, diretor do departamento jurídico e três diretores de grandes grupos agrícolas da Polónia.

O grande objetivo da comitiva é ficar a conhecer projetos de Dinamização das Zonas Rurais, nomeadamente, desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer, conservação e valorização do património rural, serviços básicos para a população rural e, se possível, junto dos respetivos beneficiários.

Neste sentido, os três GAL encontram-se já a preparar os respetivos programas de visita que privilegiam não só a incursão a diversos projetos como o encontro com vários dirigentes locais.

10 de maio

- A recepção, prevista para as 10h, na Delegação Local da DRAPAL, Quinta da Malagueira, estará a cargo do Diretor Regional da Agricultura do Alentejo.

- Seguir-se-á uma apresentação do PRODER pela DRAPAL (Eixos 1 e 2) e MONTE (Eixo 3 - Abordagem LEADER) e outra do programa da Rede Rural Nacional.

- À tarde, a comitiva segue para o Museu Rural do Vimieiro, em Arraiolos, projeto apoiado pelo PRODER no âmbito da Abordagem LEADER.

- O programa fecha com um encontro com vários dirigentes locais, nomeadamente, o presidente do município de Arraiolos, o presidente da Junta de Freguesia do Vimieiro e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Vimieiro.

11 de maio

- Na Península de Setúbal, a delegação será recebida, às 10h, na Junta de Freguesia da Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, onde a coordenadora da ADREPES fará a apresentação da associação e respetivo território de intervenção.

- Segue-se uma visita ao Centro de Dia e Polo da Biblioteca daquela freguesia conduzida pelo presidente da Junta.

- Durante a tarde, estão previstas duas visitas a projetos LEADER: Centro Ecoturístico da herdade da Gâmbia (Ação 3.1.1 Diversificação de atividades na exploração agrícola); Igreja de Santo Isidro de Pegões (Ação 3.2.1 Conservação e valorização do património rural).

12 de maio

- A ADIRN preparou um programa recheado de visitas a projetos LEADER no Ribatejo Norte a começar e a acabar em Torres Novas.

- Após a recepção da delegação na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, às 10h, seguem-se os projetos: Quinta Ponte da Pedra, Evens Garden e restaurante Almourol, em Vila Nova da Barquinha; Lagar das Mós, em Tomar; Frusel e restaurante O Lagar, em Torres Novas.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]