ADIBER recebe Medalha de Mérito do Município de Góis

2017-03-20

I12944-IMAGEM1.JPG

Em homenagem ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 22 anos, em benefício do concelho que a viu nascer, a ADIBER foi condecorada pela Câmara Municipal de Góis com a Medalha de Mérito Municipal, a 17 de março.

Miguel Ventura, presidente da ADIBER, dedicou a distinção ao mentor desta associação, José Cabeças que “teve a astucia, a visão e a determinação de dar corpo a um projecto de desenvolvimento aberto a toda a comunidade local, organizada numa Associação de Desenvolvimento Local que teria melhores condições para beneficiar de outros recursos essenciais para fixar competências e para valorizar o potencial endógeno e a riqueza que este Concelho tinha e tem para oferecer”. Consciente também da responsabilidade redobrada conferida por esta distinção, o presidente da ADIBER sublinhou a necessidade de reforçar as parcerias com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, bem como com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

Miguel Ventura agradeceu tanto a presença da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, como do ministro-adjunto da Presidência, Eduardo Cabrita, que considerou ser uma demonstração da vontade de proximidade com o país real e com os atores de um território, agentes da mudança e do progresso.

Para Lurdes Castanheira, Presidente da Câmara Municipal e fundadora da ADIBER, esta condecoração revela a importância da sociedade civil para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, carentes de competências e de recursos necessários à concretização das ambições e anseios das populações.

No encerramento da cerimónia, o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, louvou a ação da ADIBER como sendo um exemplo do que o Governo defende para os territórios de baixa densidade, assente na valorização do seu potencial endógeno e na sua identidade, no trabalho em parceira e na crença de um futuro de progresso e de prosperidade para quem aqui vive.

E concluiu, declarando que o processo de descentralização do Governo, a concessão de apoios específicos para estes territórios e a concretização do Programa Nacional para a Coesão Territorial concorrem para o reconhecimento destas regiões como determinantes para o desenvolvimento de Portugal, e contando com o envolvimento dos atores locais, com destaque para as autarquias e para a sociedade civil.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]