ADIBER organiza Encontro das Confrarias da Beira Serra

2012-04-20

Góis, 29 de abril 2012

A realização do encontro tem por objetivo evidenciar o relevante papel das confrarias na valorização e promoção da gastronomia da Beira Serra, demonstrando a sua importância no contexto socioeconómico.

Organizado em colaboração com a Câmara Municipal de Góis, terá lugar no auditório da Casa do Artista, em Góis, a partir das 10h.

O encontro conta com a participação ativa das confrarias do Queijo Serra da Estrela (Oliveira do Hospital), do Bucho de Arganil, do Medronho e dos Carolos (Tábua), do Cabrito e da Castanha (Góis).

Pretende-se reforçar as dinâmicas locais, fomentando a troca de experiências entre os vários parceiros, de modo a facilitar a criação de condições que permitam a consolidação da sua atividade em torno de um projeto coletivo de desenvolvimento da Beira Serra, assente na riqueza do seu potencial endógeno, no caso, no património cultural ligado à gastronomia.

Para além da presidente da Câmara Municipal de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, estará presente no encerramento do encontro, o presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e um representante da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal, cuja disponibilidade é o reconhecimento da importância destas iniciativas para a afirmação dos territórios rurais como espaços de futuro.

Para a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, «a preservação da excelência dos nossos sabores e a sua divulgação através da ação empreendida pelas Confrarias Gastronómicas tem permitido alavancar um importante sector da nossa economia, com a criação de emprego e novos rendimentos, aliado ao facto de estarmos na presença de um produto turístico baseado nos fatores distintivos e identificativos desta Região, diversificando a oferta existente com base no que temos de melhor para oferecer e nas nossas tradições".

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]