ADERES: mais 1,5 milhões de euros de apoio LEADER na Estrela-Sul

2014-02-05

Os 32 novos projetos aprovados correspondem a 3,2 milhões de euros de investimento total no território de intervenção do GAL – Estrela-Sul.

Com a entrada de mais 15 candidaturas no âmbito do último concurso, encerrado a 27 de janeiro, num montante total de investimento de 1,5 milhões de euros, a ADERES aproxima-se dos 100 por cento das verbas comprometidas, contando igualmente atingir níveis de execução muito próximos dos 100 por cento.

Face ao desfecho positivo da Estratégia Local de Desenvolvimento (ELD) que se aproxima do fim, a associação está já a trabalhar na ELD para o período 2014-2020, registando, neste momento, intenções de candidaturas no valor de três milhões de euros.

 

O território de intervenção da ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul abrange 25 freguesias dos concelhos de Covilhã e Castelo Branco.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]