ADERES cria passaporte gastronómico

2013-01-08

Bacalhau com cereja é um dos 11 pratos a saborear nos 16 restaurantes do território de intervenção da associação que aderiram à iniciativa. Quem preencher o passaporte ganha um cabaz de produtos locais.

 

Mas há regras: só leva para casa o cabaz quem saborear os 11 pratos selecionados em, pelo menos, quatro restaurantes.

O passaporte gastronómico é disponibilizado na sede da ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul e nos 16 restaurantes aderentes.

A ementa, apostando na riqueza da cozinha tradicional local, inclui as delícias gastronómicas do território Estrela-Sul, com destaque para o cabrito recheado e o arroz de zimbro, pratos absolutamente únicos e imperdíveis.

A iniciativa, enquadrada no âmbito da Cooperação LEADER, surge na sequência de um conjunto de ações promovidas pela ADERES com o objetivo de divulgar a promover a gastronomia do território Estrela-Sul.

Além da Carta Gastronómica Estrela-Sul, apresentada há cerca de um ano, a ADERES realizou, ao longo de 2012, várias mostras gastronómicas e workshops visando a promoção dos recursos endógenos do seu território de intervenção, que abrange 25 freguesias dos concelhos da Covilhã, Fundão e Castelo Branco.

Para breve está também a apresentação do receituário gastronómico tradicional do território Estrela-Sul.

Para mais informações, contactar a ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul | Largo N. Senhora do Carmo, nº 1 - 6215-136 Cortes do Meio | Tel.: 275970070 | E-mail: aderes@sapo.pt


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]