ADELIAÇOR edita manual didáctico «Despertar para a Natureza»

Jan. 2007

ADELIAÇOR edita manual didáctico «Despertar para a Natureza»

No sentido de despertar a consciência infantil para a protecção ambiental, a ADELIAÇOR - Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores editou o manual Despertar para a Natureza.

Esta edição destina-se às crianças que frequentam o 4º ano do ensino básico, de todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, ecotecas e instituições de actividades de tempos livres, situados na Zona de Intervenção da ADELIAÇOR (Ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo).

O material produzido é composto por um caderno e pasta para os alunos e dossier com fichas para os professores, contém ilustrações infantis, com algum rigor científico, de flora e fauna endémicas, da autoria do Ilustrador João Miguel Mateus. Neste material é possível encontrar referência às seguintes espécies: Pau Branco, Urze, Sanguinho, Azevinho, Rosmaninho, Gingeira, Vidália, Trovisco Macho, Eufrásia, Scabiose, Cedro, Miosótis, Lótus, Patalugo, Cabeceira, Lysimachia; Garajau Rosado, Cagarro e a Trataruga Careta). Esta informação encontra-se complementada com o nome comum e a designação científica de cada espécie.

Em relação às paisagens protegidas a selecção recai sobre o Património da Vinha do Pico, a Lagoa da Fajã de Santo Cristo de São Jorge, a Caldeira do Faial, Lagoas das Flores e o Caldeirão da Ilha do Corvo. No caso do manual dos professores, a ilustração será acompanhada de texto descritivo contendo informações mais detalhadas.

A cerimónia de lançamento desta edição, pelos vários concelhos da Zona de Intervenção da ADELIAÇOR, decorreu nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, contando com a presença de representantes da Direcção Regional de Ambiente e com os alunos do quarto ano do ensino básico, coordenadoras das escolas e outras entidades com responsabilidades ambientais.

Será também possível ao público em geral aceder a esta informação através da página da Secretaria da Educação e Ciência dos Açores,no seguinte endereço http://projectoatlantida.azores.gov.pt.

Este projecto foi co-financiado pelo Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+/MADRP e FEOGA.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]