ADDLAP organiza seminário AARC

2012-11-27

Viseu, 7 de dezembro 2012

«Conservação de peixes migradores» é o título do seminário organizado pela associação - parceira do projeto AARC - Atlantic Aquatic Resource Conservation/Conservação dos Recursos Aquáticos do Atlântico. Participação livre.

O seminário realizar-se-á no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu - Instituto Politécnico de Viseu, a partir das 9h.

O programa conta com a presença do coordenador geral do projeto AARC, Bruce Stockley, Westcountry Rivers Trust. (ver abaixo em anexo)

Inscrições gratuitas para addlap@mail.telepac.pt

O projeto AARC - Atlantic Aquatic Resource Conservation/Conservação dos Recursos Aquáticos do Atlântico, visando conceber e aplicar estratégias de gestão integrada de recursos hídricos, é desenvolvido por vários parceiros no Espaço Atlântico aplicando um modelo de Pagamento dos Serviços dos Ecossistemas, de acordo com as Recomendações do Millenium Ecosystem Assessment e da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Em Portugal, um dos espaços a intervir é a bacia hidrográfica do Rio Vouga, na área coincidente com os cinco concelhos do território de intervenção da ADDLAP - Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva: Viseu, Vila Nova de Paiva, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.

Nesta região pretende-se efetuar uma caracterização aquática da bacia do Vouga, em particular das populações de peixes e definir estratégias para a exploração dos recursos piscícolas, mediante a definição não só de programas de recuperação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos, como também da reabilitação das populações piscícolas com interesse económico.

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]