2012-05-03

Viseu, 4 de maio 2012
A associação vai proceder amanhã, 4 de maio, à assinatura de 55 contratos do SP3 PRODER - Abordagem LEADER, que correspondem a um investimento elegível de 6.9 milhões de euros.
A sessão, a decorrer no Solar dos Peixotos, em Viseu, terá início às 18h30.
A realização destes 55 projetos LEADER, que correspondem a um investimento elegível de 6.936.129,02 euros e despesa pública de 4.084.005,14 euros, permitirá a concretização dos objetivos fundamentais que suportam a visão estratégica do GAL ADDLAP para o seu território de intervenção:
- Reinventar a economia da «terra» - a agricultura, vitivinicultura, fruticultura, silvicultura e agropecuária;
- Garantir uma «ruralidade» mais moderna, atrativa e competitiva, ou seja, um «campo» de oportunidades para quem vive e quem visita;
- Promover a educação e a cultura como base de um novo ciclo, originando um território ativo.
A concretização dos investimentos vai contribuir para a dinamização da economia local, criação de postos de trabalho e uma maior coesão nos concelhos de viseu, Vila Nova de Paiva, Vouzela, S. Pedro do Sul e Oliveira de Frades - território da ADDLAP - Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]