2013-09-17

Leiria, 18 de setembro
O equipamento, instalado no âmbito do projeto de cooperação LEADER Territórios Rurais Sustentáveis, irá tornar o Moinho de Papel auto-sustentável em termos energéticos.
A cerimónia de inauguração da Micro Hídrica do Lis, com início marcado para as 18h, contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, do presidente da ADAE, António Lucas, e da Gestora do PRODER, Gabriela Ventura.
O equipamento tem também um carácter pedagógico, permitindo comparar tecnologias utilizadas antigamente na moagem de cereais e produção de papel, com tecnologias utilizadas atualmente para produção de energia elétrica.
A instalação da Micro Hídrica do Lis enquadra-se no âmbito do projeto de cooperação LEADER Territórios Rurais Sustentáveis, que tem por objetivo demonstrar a viabilidade técnica e económica do uso de tecnologias ligadas às energias renováveis.
A parceria do projeto de cooperação Territórios Rurais Sustentáveis integra os GAL ADAE, AD ELO, ADER-AL, ADICES, ATAHCA e LEADEROESTE.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]