Ação de benchmarking leva Tâmega e Sousa à Polónia

2018-07-30

De 6 a 8 de agosto, as cidades de Cracóvia e Varsóvia na Polónia serão, depois das Marcas, em Itália, os próximos destinos das ações de benchmarking internacional do projeto Tâmega e Sousa Internacionaliza.

Do programa desta missão irá constar a transformação agroalimentar em pequena escala. Uma comitiva composta por empresários e produtores da região ligados ao setor irá deslocar-se a este país da Europa Central, considerado exemplar para o objetivo definido. O encontro destina-se a promover a partilha de conhecimentos e de boas práticas de internacionalização entre empresários, na esperança de contribuir para a projeção da produção agroalimentar local nos mercados externos. Em paralelo, estão agendadas reuniões de nível institucional, nomeadamente com a Agência de Desenvolvimento Regional de Cracóvia, que contarão com a participação de alguns autarcas da sub-região do Tâmega e Sousa.

O projeto da parceria constituído pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, a Ader-Sousa, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, Crl e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Porto já vai na sua 12ª acção de marketing territorial. Há que destacar, por exemplo, participações importantes no Festival Arcu Atlánticu (Gijón), Fête des Vendanges de Montmartre (Paris), Marché Portugais à Cenon (Bordéus), a Feria Internacional de Muestras de Asturias – FIDMA (Gijón) e o Fòrum Gastronòmic Girona. Em termos de organização de eventos, o projeto foi responsável pela Mostra Promocional no Consulado Geral de Portugal em Paris e na Embaixada de Londres no Reino Unido e da Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa, no Luxemburgo.

O Tâmega e Sousa Internacionaliza é cofinanciado pelo Sistema de Apoio às Ações Coletivas do NORTE2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]