A Visão a Longo Prazo para as Zonas Rurais partilhada com a Vice-presidente da Comissão Dubravka Šuica

2021-02-15

A vice-presidente da Comissão Europeia para a Democracia e Demografia, Dubravka Suica, realizou na semana passada uma visita virtual a Portugal para contactos com o Governo, a a Assembleia da República e organizações da sociedade civil.

No dia 11 de fevereiro, decorreu numa mesa redonda sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais, onde a Comissária. Dubravka Šuica trocou impressões com membros de associações, universidades e redes relevantes, que contou com a participação da Federação Minha Terra.

A Comissária apresentou brevemente esta “iniciativa sobre uma visão ambiciosa de longo prazo para as zonas rurais, com o objetivo de desenvolver comunidades rurais inteligentes e prósperas até 2040” e que “será adotada em junho deste ano”.

I13635-DUBRAVKAX250X170.JPG

Dubravka Šuica destacou alguns aspetos da Visão, nomeadamente que esta “não tem como objetivo propor um novo mecanismo de financiamento, mas sim aumentar as sinergias entre as políticas, financiamento e iniciativas existentes da EU, o que ajudará os intervenientes rurais a tirar o máximo partido do apoio da UE e combiná-lo com outros recursos públicos e privados. Referiu também que “é importante que a Visão considere as questões de governança e participação nos processos de tomada de decisão nas áreas rurais, para fazer com que a voz rural seja melhor ouvida no processo democrático”, assim como reconheceu que “existem diferenças notáveis nas zonas rurais da União”, o que “significa que as regiões e comunidades rurais devem dispor de meios para adaptar os instrumentos de política às suas necessidades e realizar ações adequadas às suas especificidades”.

A Federação Minha Terra focou a sua intervenção na necessidade uma abordagem abrangente às políticas de desenvolvimento rural, que não se pode limitar ao segundo pilar da PAC (Política Agrícola Comum) e que responda às diferentes necessidades e expetativas das comunidades e das pessoas que vivem e trabalham nos territórios rurais, destacando a experiência do LEADER/DLBC e dos Grupos de Ação Local em Portugal.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]