A Visão a Longo Prazo para as Zonas Rurais partilhada com a Vice-presidente da Comissão Dubravka Šuica

2021-02-15

A vice-presidente da Comissão Europeia para a Democracia e Demografia, Dubravka Suica, realizou na semana passada uma visita virtual a Portugal para contactos com o Governo, a a Assembleia da República e organizações da sociedade civil.

No dia 11 de fevereiro, decorreu numa mesa redonda sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais, onde a Comissária. Dubravka Šuica trocou impressões com membros de associações, universidades e redes relevantes, que contou com a participação da Federação Minha Terra.

A Comissária apresentou brevemente esta “iniciativa sobre uma visão ambiciosa de longo prazo para as zonas rurais, com o objetivo de desenvolver comunidades rurais inteligentes e prósperas até 2040” e que “será adotada em junho deste ano”.

I13635-DUBRAVKAX250X170.JPG

Dubravka Šuica destacou alguns aspetos da Visão, nomeadamente que esta “não tem como objetivo propor um novo mecanismo de financiamento, mas sim aumentar as sinergias entre as políticas, financiamento e iniciativas existentes da EU, o que ajudará os intervenientes rurais a tirar o máximo partido do apoio da UE e combiná-lo com outros recursos públicos e privados. Referiu também que “é importante que a Visão considere as questões de governança e participação nos processos de tomada de decisão nas áreas rurais, para fazer com que a voz rural seja melhor ouvida no processo democrático”, assim como reconheceu que “existem diferenças notáveis nas zonas rurais da União”, o que “significa que as regiões e comunidades rurais devem dispor de meios para adaptar os instrumentos de política às suas necessidades e realizar ações adequadas às suas especificidades”.

A Federação Minha Terra focou a sua intervenção na necessidade uma abordagem abrangente às políticas de desenvolvimento rural, que não se pode limitar ao segundo pilar da PAC (Política Agrícola Comum) e que responda às diferentes necessidades e expetativas das comunidades e das pessoas que vivem e trabalham nos territórios rurais, destacando a experiência do LEADER/DLBC e dos Grupos de Ação Local em Portugal.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]