A implementação do LEADER/DLBC na UE em discussão em Amarante

2019-12-06

A Conferência europeia em Amarante “LEADER/ CLLD 2019 Conference”, organizada pela Minha Terra com o apoio local do GAL Dolmen e das Câmaras Municipais de Baião e de Amarante, decorreu no dia 26 de novembro no Centro Cultural de Amarante (CCA) Maria Amélia Laranjeiro. O evento bastante participado – acima de 120 pessoas, de 17 países – contou com um painel de oradores diversificado e foi pontuado por pequenos apontamentos culturais proporcionados pelos alunos do Conservatório de música e de dança do CCA.

I13365-SEMXNOMEX00.JPG

Na sessão de abertura para além da presidente da Minha Terra/ELARD, Maria João Botelho, da presidente do GAL Dolmen e Câmara de Baião, Cristina Vieira, e do presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, falou Maria do Céu Albuquerque, pela primeira vez reunida com os Grupos de Ação Local (GAL), na qualidade de Ministra de Agricultura.

Os trabalhos arrancaram com a apresentação principal dedicada ao ponto de situação da implementação do DLBC na UE, elaborada pelos investigadores e professores, Loris Servillo, do Politécnico de Turim, e Stefan Kah, da Universidade de Strathclyde.

O ponto de vista institucional europeu não foi descorado com as intervenções de representantes do Comité das Regiões Europeu e do Comité Económico e Social Europeu, Radim Srsen e Roman Haken, respetivamente. Ambos participaram na redação de pareceres sobre as mais-valias da abordagem e do instrumento DLBC para o desenvolvimento local e rural integrado dos territórios.

Seguiu-se depois o painel “De olhos postos no futuro com os pés no chão - propostas e expetativas de nível local”, constituído por Marion Eckardt, Kristiina Tammets e Robert Lukesch, e que introduziu exemplos de utilização do FEDER e do FSE, de vantagens do aprofundamento da utilização das opções e custos simplificados, rematando com as conclusões do workshop para os membros da ELARD.

A visão da Comissão Europeia também esteve presente em Amarante, através de representantes da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (DG AGRI) e da Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO), Christiane Falter e Eleftherios Stavropoulos.

Esta é a segunda de duas conferências internacionais sobre o LEADER/DLBC realizada em Portugal, no âmbito da presidência Portuguesa da ELARD – European LEADER Association for Rural Development.

Consulte no Site da Conferência LEADER/CLLD 2019 Conference:

A conferência é uma atividade do projeto “LEADER/DLBC em Portugal e na Europa”, apoiado pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER, no contexto do Portugal 2020 e contou com a colaboração e o apoio local da DOLMEN - Desenvolvimento Local e Regional, Crl.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]