2025-10-24
A Federação Minha Terra, a A2S, a ADELIAÇOR e a GRATER constituíram a delegação portuguesa à sexta edição do Parlamento Rural Europeu, que decorreu entre 21 e 23 de outubro em Inverurie, na Escócia. Esta edição do evento, que visa empoderar as comunidades rurais através do reforço da participação dos atores destes territórios no seu desenvolvimento e da partilha de soluções para problemas comuns, teve como tema “soluções comunitárias rurais para desafios globais”.
O programa do evento incluiu painéis interativos, palestras, workshops, sessões de networking e um “Mercado de Iniciativas,” onde foram apresentados projetos e atividades inovadores na resposta aos problemas das comunidades, com impacto mais vasto na sociedade em geral. Nos workshops foram abordados a ação climática, a mobilidade rural e as acessibilidades, a soberania alimentar e a agroecologia, a saúde mental e as diferentes dimensões do bem-estar, o acesso à habitação, o despovoamento das áreas rurais, a promoção da democracia ao nível local e as iniciativas cidadãs, o desenvolvimento económico das áreas rurais e a promoção do emprego jovem.
Participaram no evento representantes da Comissão Europeia, do Governo escocês e do Reino Unido, de organizações da sociedade civil, de diversas redes rurais e movimentos de desenvolvimento rural liderados pelas comunidades, incluindo Grupos de Ação Local.
Do programa fizeram também parte visitas de estudo em Aberdeenshire, Angus, Moray e Cairngorms, onde os participantes puderam conhecer projetos de desenvolvimento rural (incluindo apoiados através da abordagem LEADER) relacionados com a promoção das artes, cultura e turismo, a economia azul, a produção de energia a partir de fontes renováveis, a gestão e ordenamento do território, os transportes e acessibilidades, a renovação geracional, o bem-estar e a produção agroalimentar sustentável.
No dia 22 de outubro decorreu a cerimónia de atribuição dos Prémios Michael Dower, que homenagearam este conhecido defensor do desenvolvimento rural participativo, falecido em 2022, premiando projetos que se destacam pelo seu contributo para a construção da resiliência das comunidades rurais.
Em paralelo decorreu também o Parlamento Rural Europeu Jovem, que juntou vinte jovens entre os 16 e 30 anos, representantes de organizações da Escócia e de toda a Europa, que partilharam iniciativas de desenvolvimento rural em que os jovens são os protagonistas e apelaram a um maior envolvimento dos jovens nos processos de desenvolvimento a todos os níveis.
Como habitualmente, o evento incluiu ainda vários momentos culturais e de animação musical e artística, que permitiram aos participantes conhecer melhor as tradições locais deste território da Escócia
Do Parlamento Rural Europeu resultou a Declaração de Inverurie, apresentada e aprovada no último dia do evento. No documento é reafirmado o papel central das comunidades rurais na construção de um futuro mais justo, sustentável e solidário na Europa e é exigida maior participação das comunidades nos processos de tomada de decisão, o que implica uma verdadeira parceria com as diferentes autoridades europeias, nacionais e regionais. No documento é defendida também a inovação enraizada na tradição, a capacitação digital, o maior envolvimento dos jovens e a valorização das economias locais dos territórios rurais — com uma mensagem clara: “o tempo de agir é agora”.
A Declaração está disponível em anexo [em Português].
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]