«A Caminho da 2ª Ruralidade»

2012-11-20

Lisboa, 30 de novembro 2012

A sessão de apresentação do livro, de António Covas e Maria das Mercês Covas (Universidade do Algarve), contará com a presença do Arq. Gonçalo Ribeiro Telles e da Prof.ª Doutora Carminda Cavaco. Entrada livre.

A sessão terá lugar na Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Auditório Orlando Ribeiro - Av. Professor Gama Pinto, Pavilhão entre a Reitoria da UL e a Faculdade de Farmácia, a 250 m do Metro «Cidade Universitária».

A apresentação do livro, pela Prof.ª Doutora Carminda Cavaco (Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa), será seguida de um período de debate.

«A caminho da 2ª ruralidade, uma introdução à temática dos sistemas territoriais», é um texto de reflexão sobre o futuro próximo e longínquo, que se inscreve na linha [de trabalhos anteriores dos autores - António Covas e Maria das Mercês Covas] -, nomeadamente os cinco volumes da Série Ruralidades e o livro «A Grande Transição» sobre a pluralidade e diversidade dos modos de fazer agricultura e agrocultura.

Mas este livro é, também, um pretexto para prestar uma singela homenagem ao Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, não apenas por que lhe devemos uma parte importante da nossa aprendizagem e aculturação biofísica e paisagística mas, sobretudo, porque admiramos, sobremaneira, a sua coragem e coerência intelectuais num país onde, pelos vistos, não se pode ter razão antes de tempo.

A caminho da 2ª ruralidade terá muitos excertos do seu pensamento e da sua acção, pois estamos perfeitamente convencidos de que o Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles será o grande inspirador da 2ª ruralidade, a ruralidade que está à nossa frente, para nos clarear o caminho e o sentido da vida. Para memória futura, aqui fica o nosso modesto contributo. (da subcapa)


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]