A aplicação do PRORURAL+ nos Açores está bem e recomenda-se

2017-06-12

A 8 de junho, o Comité de Acompanhamento do PRORURAL+ (Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores) esteve reunido na Horta (ilha do Faial) para fazer o balanço da aplicação do programa nos Açores.

I13006-IMAGEM2.JPG

Perante a apreciação positiva do responsável na Comissão Europeia deste fundo, Efthimios Bokias, o Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, Fernando Sousa, mostrou-se optimista na hora de fazer um balanço do III Comité de Acompanhamento do PRORURAL+. De facto, a taxa de execução do PRORURAL+ nos Açores é acima à da média europeia.

Na reunião foi feita uma análise e uma aprovação do relatório anual de execução do PRORURAL⁺ relativo ao ano de 2016, um ponto de situação sobre a execução a 30 de abril de 2017, e a apresentação do relatório de avaliação. A seguir à manhã de trabalhos, as visitas a projetos financiados pelo Programa - obras do Matadouro/Flamengos, a queijaria do Morro, a exploração de Próteas e o empreendimento turístico Casa do Bote – remataram a ordem do dia do Comité de Acompanhamento.

Participaram neste encontro várias entidades, com especial destaque para o representante do Fundo Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural (FEADER) em Espanha e em Portugal e Diretor Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural na Comissão Europeia, Efthimios Bokias.

A Federação Minha Terra foi convidada pela Autoridade de Gestão do PRORURAL+ e fez-se representar pela presidente, Maria João Botelho, juntando-se às suas associadas e entidades gestoras locais do PRORURAL+: ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento, ASDEPR – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural e GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]