A aplicação do PRORURAL+ nos Açores está bem e recomenda-se

2017-06-12

A 8 de junho, o Comité de Acompanhamento do PRORURAL+ (Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores) esteve reunido na Horta (ilha do Faial) para fazer o balanço da aplicação do programa nos Açores.

I13006-IMAGEM2.JPG

Perante a apreciação positiva do responsável na Comissão Europeia deste fundo, Efthimios Bokias, o Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, Fernando Sousa, mostrou-se optimista na hora de fazer um balanço do III Comité de Acompanhamento do PRORURAL+. De facto, a taxa de execução do PRORURAL+ nos Açores é acima à da média europeia.

Na reunião foi feita uma análise e uma aprovação do relatório anual de execução do PRORURAL⁺ relativo ao ano de 2016, um ponto de situação sobre a execução a 30 de abril de 2017, e a apresentação do relatório de avaliação. A seguir à manhã de trabalhos, as visitas a projetos financiados pelo Programa - obras do Matadouro/Flamengos, a queijaria do Morro, a exploração de Próteas e o empreendimento turístico Casa do Bote – remataram a ordem do dia do Comité de Acompanhamento.

Participaram neste encontro várias entidades, com especial destaque para o representante do Fundo Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural (FEADER) em Espanha e em Portugal e Diretor Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural na Comissão Europeia, Efthimios Bokias.

A Federação Minha Terra foi convidada pela Autoridade de Gestão do PRORURAL+ e fez-se representar pela presidente, Maria João Botelho, juntando-se às suas associadas e entidades gestoras locais do PRORURAL+: ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento, ASDEPR – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural e GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]