9.ª Assembleia da Rede Rural Europeia e apresentação da Rede da PAC

2022-10-07

A Federação Minha Terra esteve presente nos dias 5 e 6 de outubro em Bruxelas na última assembleia da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural e na sessão de lançamento da Rede da Política Agrícola Comum, em representação dos Grupos de Ação Local portugueses. 

I14122-BRUXELAS1.JPG

No dia 5 de outubro teve lugar a Assembleia das Redes Rurais, o principal órgão de governação da ENRD - Rede Europeia de Desenvolvimento Rural e da rede PEI-AGRI - Parceria Europeia para a Inovação. Após 8 anos de funcionamento das duas redes no período de programação 2014-2020, prorrogado pelo período de transição da PAC, esta correspondeu à última reunião desta assembleia, que teve como objetivos:

  • Atualizar informação sobre a Reforma da PAC e dos Planos Estratégicos da PAC;
  • Atualizar informação sobre as iniciativas da UE, incluindo a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais e os resultados da Conferência do Pacto Rural;
  • Atualizar informação sobre as redes rurais da UE e apresentação do plano de trabalho previsional para 2023;
  • Atualizar sobre a governança futura da rede PAC da UE. 

I14122-BRUXELAS2.JPG

Já no dia 6 de outubro realizou-se a sessão de lançamento da Rede da Política Agrícola Comum (PAC). Esta nova plataforma permitirá a ligação em rede das diversas parcerias, organizações e administrações nacionais da PAC, a nível da União Europeia, no domínio da agricultura e do desenvolvimento rural e constituirá um espaço de troca de conhecimentos e informações, para a aprendizagem entre pares e para a partilha de experiências e boas práticas na implementação da política agrícola. A plataforma está aberta a todas pessoas interessadas nas temáticas da agricultura, silvicultura e desenvolvimento dos territórios rurais. Consulte aqui a legislação comunitária, publicada no dia 5 de outubro, que estabelece a estrutura orgânica e as regras de funcionamento desta Rede.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]