9.ª Assembleia da Rede Rural Europeia e apresentação da Rede da PAC

2022-10-07

A Federação Minha Terra esteve presente nos dias 5 e 6 de outubro em Bruxelas na última assembleia da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural e na sessão de lançamento da Rede da Política Agrícola Comum, em representação dos Grupos de Ação Local portugueses. 

I14122-BRUXELAS1.JPG

No dia 5 de outubro teve lugar a Assembleia das Redes Rurais, o principal órgão de governação da ENRD - Rede Europeia de Desenvolvimento Rural e da rede PEI-AGRI - Parceria Europeia para a Inovação. Após 8 anos de funcionamento das duas redes no período de programação 2014-2020, prorrogado pelo período de transição da PAC, esta correspondeu à última reunião desta assembleia, que teve como objetivos:

  • Atualizar informação sobre a Reforma da PAC e dos Planos Estratégicos da PAC;
  • Atualizar informação sobre as iniciativas da UE, incluindo a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais e os resultados da Conferência do Pacto Rural;
  • Atualizar informação sobre as redes rurais da UE e apresentação do plano de trabalho previsional para 2023;
  • Atualizar sobre a governança futura da rede PAC da UE. 

I14122-BRUXELAS2.JPG

Já no dia 6 de outubro realizou-se a sessão de lançamento da Rede da Política Agrícola Comum (PAC). Esta nova plataforma permitirá a ligação em rede das diversas parcerias, organizações e administrações nacionais da PAC, a nível da União Europeia, no domínio da agricultura e do desenvolvimento rural e constituirá um espaço de troca de conhecimentos e informações, para a aprendizagem entre pares e para a partilha de experiências e boas práticas na implementação da política agrícola. A plataforma está aberta a todas pessoas interessadas nas temáticas da agricultura, silvicultura e desenvolvimento dos territórios rurais. Consulte aqui a legislação comunitária, publicada no dia 5 de outubro, que estabelece a estrutura orgânica e as regras de funcionamento desta Rede.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]