6 EM REDE - Núcleo de Apoio à Vítima da Dueceira: uma resposta social crucial para o território

2022-10-26

Desde a sua criação, a cada 5 dias, uma vítima foi sinalizada!

Este são os terríveis números associados a esta intervenção que identificam a necessidade da existência deste Núcleo, da sua utilidade na resposta de urgência, apoio e acompanhamento, a crianças, jovens e adultos, vítimas de violência doméstica. 

O Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica ‘6 em Rede’, foi criado em outubro de 2020 por iniciativa da Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça e tem uma abrangência que envolve os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.

Resultou de candidatura aprovada no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, estando enquadrado na Ação 3.17.1 –“ Estruturas de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género e sensibilização e produção de materiais nestas áreas”, surgindo da necessidade de proporcionar apoio, protecção e reencaminhamento das vítimas de violência doméstica, com uma resposta especializada, mutidisciplinar e personalizada e que até à data não existia neste território. Integra 4 técnicos superiores responsáveis pela componente de GAV- Gabinete de Apoio à Vítima e de RAP – Respostas de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica.

No âmbito desta intervenção foram estabilizadas parcerias estratégicas com os principais agentes locais e regionais, entre os quais Câmaras Municipais, GNR, Serviços de Saúde, Agrupamentos de Escolas, CPCJ – Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, Ministério Público, Segurança Social, entre outros, tendo atingindo em Outubro de 2022, o acompanhamento a 146 vítimas de violência doméstica, das quais, 44 crianças e adolescentes que beneficiam de apoio psicológico especializado.

Num trabalho de proximidade e articulação, o Núcleo – o qual se integra n a RNAVVD – Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, sob a alçada da CIG Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, tutelada pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade – reuniu a sua Parceria Alargada a 14 de Outubro, no Museu Álvaro Viana de Lemos na Lousã, momento fundamental para um ponto de situação dos trabalhos com a apresentação da monitorização e avaliação do processo e ainda discussão da sua sustentabilidade.

Nas palavras da coordenadora da Estrutura, Ana Souto, A violência doméstica, em todas as suas variantes, é uma realidade que afecta muitas famílias, maioritariamente mulheres e crianças, estando patente a consciência que a diminuição ou eliminação da mesma se consegue, não apenas lidando com as suas consequências, mas, particularmente, atacando as suas causas. É um fenómeno complexo, muitas vezes vivenciado de forma silenciosa, o que dificulta a sua sinalização e consequente intervenção. Neste sentido, é essencial dar continuidade a esta intervenção, a qual se constitui como um serviço importante e basilar para a melhoria do bem-estar das populações destes concelhos, trazendo  à luz a real dimensão do problema da violência doméstica e contribuindo efectivamente para a sua mitigação”.

Para recorrer ao GAV, quer seja ao nível de denúncia e sinalização de situações de Violência Doméstica ou da própria Vítima, estão disponíveis as Linhas Directas do GAV - 927057059 ou 927057333 e do RAP -937987145.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]