5.º Encontro do Parlamento Rural Europeu decorreu em Kielce, na Polónia

2022-09-19

Teve lugar entre 12 e 15 setembro, em Kielce, na Polónia, o 5.º encontro do Parlamento Rural Europeu, iniciativa conjunta da ELARD - Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural, da ERCA - Aliança da Comunidade Rural Europeia e da PREPARE - Parceria para a Europa Rural. O evento contou com mais de 350 participantes de 39 países europeus.

Ao longo dos quatro dias do evento, os presentes puderam participar em dezenas de atividades, incluindo workshops temáticos, sessões de debate, atividades de networking e troca de experiências, exposições, sessões plenárias com especialistas e decisores políticos e ainda integrar em visitas de estudo.

Entre os temas tratados estiveram a resposta às diferentes crises que o mundo enfrenta atualmente, como a pandemia da COVID-19, a invasão da Ucrânia, a inflação e a crise económica, os efeitos das alterações climáticas, a incapacidade de autossuficiência alimentar e a insustentabilidade do modelo de desenvolvimento económico. Foram discutidas formas de resiliência e a importância da solidariedade e da cooperação. 

I14103-ERP1.JPG

No que toca ao desenvolvimento rural, foi discutida a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais, iniciativa da Comissão Europeia, no âmbito da qual foi lançado, em junho de 2022, o Pacto Rural Europeu. Este Pacto convida ao envolvimento das autoridades públicas, das organizações da sociedade civil, das empresas, da academia e dos cidadãos no desenho e implementação de ações concretas, que contribuam para a prossecução dos objetivos da Visão. Foram abordadas as várias definições de zonas rurais conforme os objetivos ou os indicadores utilizados, o envolvimento de grupos normalmente menos escutados na elaboração e monitorização das políticas públicas, como os jovens ou as mulheres, as possibilidades que oferecem os movimentos migratórios e a crescente pressão que existe nas cidades para fazer frente ao despovoamento das áreas rurais, e ainda a relevância da interligação entre as políticas agrícola e de coesão para o desenvolvimento rural. 

I14103-ERP2.JPG

Resultou desta 5.ª edição do Parlamente Rural Europeu, a Declaração de Kielce, documento que congrega um conjunto de propostas e reivindicações para o futuro das políticas de desenvolvimento rural da Europa.

A Federação Minha Terra participou na iniciativa, representada por Márcia Mendes, Vice-Presidente da Direção.

A Declaração de Kielce está disponível no texto original e numa tradução livre da responsabilidade da Federação Minha Terra.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]