"Desenvolvimento local complementa políticas de longo prazo"

2019-06-21

A capa da edição de junho da publicação da GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional, “Olhar o Mundo Rural”, tem em destaque uma entrevista à consultora especialista em avaliação e assistência técnica no âmbito das políticas de desenvolvimento rural, Magda Porta. A também responsável pela coordenação do relatório intercalar da GRATER, “defende que as Estratégias de Desenvolvimento Local não são a solução para todos os problemas e que há que apostar em políticas de longo prazo para resolver problemas estruturais”.

O número 25 de “Olhar o Mundo Rural” começa com um editorial da vice-presidente do Conselho de Administração da GRATER, Fátima Amorim, que faz um retrato sumário do LEADER, visto que se aproxima o fim do atual período de programação, razão bastante para que o seu futuro deste programa esteja “em discussão em vários fóruns Europeus, nomeadamente a sua importância para o desenvolvimento dos territórios e a seu contributo para uma maior coesão social e territorial”.

Na rubrica “Espaço Associado”, o atual presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, José António Azevedo, apresenta a sua organização, criada em 1974, começando logo por relevar que se, por um lado, “a defesa dos interesses dos produtores é a principal missão da organização”, por outro, “a sustentabilidade do setor, e o consequente rendimento justo dos agricultores, são duas das grandes batalhas daquele organismo associativo”.

Graças à página dedicada aos “Projetos Exemplares”, conhecemos os Bolos lêvedos típicos dos Açores” e o Município da Praia da Vitória.

O suplemento termina com um conjunto de notícias sobre as atividades da GRATER, desde a sua intervenção no II Encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, que decorreu na Madeira nos dias 21 e 22 de maio, à assembleia-geral ordinária desta associação, passando pelo workshop sobre pastagens e forragens, a reunião dos parceiros do Craft&Art, entre outros.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]