"Carvalho - A Árvore de Portugal"

2015-04-17

O manual “Carvalho a Árvore de Portugal”, promovido e financiado pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, fala sobre as florestas de carvalhos, as espécies autóctones de carvalhos e a sua distribuição pelo território nacional, destacando as que são protegidas pela lei.

Esta publicação resultou das conclusões das II Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos, onde foi identificada a necessidade de existir bibliografia específica destinada às escolas e a todos aqueles que pretendam conhecer a melhor metodologia para recolher e selecionar sementes de carvalhos, de maneira a germinar árvores com a qualidade necessária para o melhor crescimento, contribuindo para a existência de uma floresta autóctone sustentável, que proporcione a riqueza necessária aos seus detentores. A preservação e a ampliação de área de floresta autóctone contribuirá para o desenvolvimento sustentado do territórios rurais, sendo necessário o envolvimento de todos, no sentido de garantir os instrumentos e ferramentas necessárias para a sensibilização e informação sobre a importância da riqueza que está próxima das nossas mãos, a aguardar que alguém a segure e defenda.

O livro, que se debruça também sobre as características que permitem identificar essas espécies, bem como o ciclo de vida do carvalho, foi apresentado ontem na EB 2,3 de Palmeira, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da ATAHCA, Mota Alves; da vereadora da Educação da câmara de Braga, Lídia Dias e do vereador do Ambiente, e Deputado na Assembleia da Republica Altino Bessa.

 

I12212-IMAGEM1.JPG  I12212-IMAGEM2.JPG

 

Perante uma vasta plateia de alunos, Mota Alves destacou a importância desta espécie autóctone, com raízes muito antigas no nosso território, quer ao nível da sustentabilidade ambiental, como a nível da própria economia.

O presidente da direção da ATACHA explicou que o carvalho encerra em si mesmo um grande valor, já que sustenta uma riqueza ao nível da flora e da fauna, permitindo a sobrevivência de várias espécies. Nesse sentido, explica Mota Alves, torna-se “muito importante não só para o nosso ecossistema, como para a nossa economia”.

É no sentido de sensibilizar os alunos e suas famílias, que a ATACHA lançou este livro que pode servir também como uma espécie de diário para quem quiser colocar em prática algumas das sugestões nele apresentadas sobre o ciclo de plantação da espécie.

Altino Bessa destacou o papel da autarquia bracarense na preservação das várias espécies autóctones no concelho, apontando como exemplo a reflorestação do Monte do Picoto onde foram plantadas várias espécies. “O que tentámos fazer foi recriar, em contexto de espaço urbano, a floresta autóctone”, diz o vereador, acrescentando que a Quinta Pedagógica de Braga está também a apostar na recriação de “um pequeno bosque com espécies nossas, mostrando todo o potencial que a floresta tem”.

A vereadora da Educação aplaudiu esta ideia da ATAHCA que, na sua opinião, “serve para consciencializar os alunos para a importância da floresta, do conhecimento das espécies”, classificando o livro como “muito interessante e gratificante”, elogiando ainda o grafismo e apresentação baseada em imagens e exemplos prático.

‘Carvalho - A Árvore de Portugal’, versão online para consulta aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]