"À volta da mesa na Idade Média"

2014-10-28

A palestra, com o reputado gastrónomo e investigador Virgílio Nogueiro Gomes, a decorrer esta quarta-feira, 29 de outubro, no Convento de Cristo, em Tomar, marca o início dos trabalhos de preparação da 3.ª edição da Festa Templária.

I12046-PALESTRAXMEDIEVALXADIRNX01.JPG

Com início marcado para as 15h30, esta palestra faz parte de um ciclo de encontros especificamente sobre gastronomia, enquadrados nos trabalhos de preparação do Festival de Cozinha Medieval, que integra o programa cultural da 3.ª edição da Festa Templária, a realizar em maio de 2015, em Tomar.

”Levar, mais uma vez, a restauração local a entrar no espírito e enquadramento histórico do evento”, é o objetivo da ADIRN que “pressupõe o investimento das unidades de restauração local em (in)formação não só sobre produtos da época, como também métodos, técnicas e receitas confecionadas neste período da História. 

Este ciclo de palestras e workshops, a decorrer no Convento de Cristo, irá abranger outros temas do quotidiano medieval, como a festa, a casa, a sexualidade, o corpo na saúde e na doença, a morte e o além, que serão abordados por especialistas na Idade Média.

Os encontros, de entrada livre, dirigem-se ao público em geral, mas especialmente a todas as entidades e instituições participantes na Festa Templária, nomeadamente, escolas profissionais da hotelaria e restauração, comerciantes, associações e comunidade local.

Rigor histórico é o que diferencia esta 3.ª edição da Festa Templária que privilegiará o reforço das parcerias e do trabalho em rede com o máximo de instituições e empresas, estimulando ainda mais a participação da comunidade.

Jorge Rodrigues, coordenador da ADIRN e coordenador da Festa Templária, refere que “este importante e decisivo contributo do Convento de Cristo, com a introdução do ciclo de palestras sobre os vários aspetos da Idade Média, cumpre o propósito de diferenciar a Festa Templária em relação a outros eventos medievais, procurando o rigor histórico associado à temática dos templários.” É esse rigor histórico que, para Jorge Rodrigues, “facilita o encontro efetivo da comunidade com a história e identidade do lugar onde vivem.”

Para mais informações, contactar a ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, Tel. 249 310 040/8, E-mail: adirn@adirn.pt.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]