Acerca da Minha Terra
Área de Associados

30 anos de LEADER: Testemunho de Joaquim Amado

2021-09-21

Iniciativa "Desenvolvimento Local em Portugal - Uma História Contada na Primeira Pessoa"

Eu e o Desenvolvimento Local

O Eu é o Joaquim Amado que em abril de 1991 fundou a Terras Dentro, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Micro Regiões Rurais. Fui eu, sócio n.º 1 desta associação de desenvolvimento local (ADL) e mais umas dezenas de pessoas, naturais, residentes ou simplesmente preocupadas com o desenvolvimento da vila de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora (para os menos conhecedores destas geografias).

No começo, o lema poético, de um Certo Camilo Mortágua, era este:

“Terras Dentro…vamos,
Por velhos caminhos,
À procura de Homens
Que construam o futuro”

Fomos por terra, que o mar está mais longe neste Alentejo Central. Trilhámos os velhos caminhos, mas fomos descobrindo os novos. Encontrámos homens e mulheres, mais jovens e menos jovens que se juntaram a nós. E lá fomos moldando um futuro, sempre em construção…

Poesia à parte o caminho não foi fácil.

Não cabe aqui fazer a história da Terras Dentro, hoje Associação para o Desenvolvimento Integrado, que não se confina às Micro Regiões Rurais.

Não que o caminho não se continue a fazer nos territórios rurais, mas porque o espaço do desenvolvimento deixou de ser apenas o das micro-regiões rurais para passar a ser o das micro, pequenas, médias e grandes regiões por onde a Terras Dentro tem caminhado.

E foi o lema do LEADER, mais um, que nos fez crescer (mas não aparecer, pois já existia Terras Dentro antes deste) por esse mundo fora. Foi de fato a preocupação constante de criar ligações entre ações de desenvolvimento da economia rural que nos norteou.

A perspetiva integrada do desenvolvimento também nos trouxe até onde estamos hoje. E por isso, hoje, a nossa missão é a de “desenvolver, inovar, qualificar e preservar os territórios de forma sustentável”. E tem tudo a ver com o poema de 1991, há 30 anos atrás.

Com boas e fundas raízes em boas terras e bem tratadas, plantas e árvores crescem e dão frutos. Na minha modesta opinião a Terras Dentro tem crescido de forma segura, sustentável e sempre disposta a cultivar os frutos do desenvolvimento integrado, e a disseminá-los pelo terreno cultural, social, ambiental, económico, educacional e tantos outros que fizeram com que homens e mulheres destas terras dentro, por onde fomos, tenham ficado, tenham voltado ou tenham vindo de novo.

Quando escrevi atrás que fui (e ainda sou) o sócio nº1 desta associação, não quis dizer que fui “O Primeiro”. Fui apenas um dos que deu a cara por este projeto e que por ser da terra, trabalhar na mesma, perceber um pouco de leis, acabei por ser escolhido para ser Presidente. Perdoem-me estas considerações mais pessoais mas não podia deixar de partilhar muito rapidamente convosco esta experiência, a minha experiência de, para e com o desenvolvimento local. Até porque hoje, passados todos estes anos, a Terras Dentro não precisa mais do seu sócio nº1 para caminhar, pois tem à sua frente sócios e sócias com tudo o que é preciso para mais 30 anos de excelente trabalho.

Acreditem que a minha visão dos territórios, do desenvolvimento (seja lá em que perspetiva for), das pessoas, do mundo e do futuro ficou indelevelmente marcado por 18 anos à frente da Terras Dentro e por 30 de colaboração mais ou menos intensa.

Os eventos, as pessoas, as datas, os locais foram inúmeros. Diversificados, maisdifíceis, mais fáceis, mas sempre enriquecedores. Não posso ser exaustivo na minha história “à sombra da Terras Dentro” porque a minha relação com o desenvolvimento local é a minha relação com a Terras Dentro. E não quero exemplificar com casos particulares para não cometer a injustiça de esquecer outros, tão ou mais relevantes. Ficará para outra altura, outro contexto, outro tempo.

Por agora fica este singelo testemunho que eu e o desenvolvimento local temos uma relação de longa data. Uma relação tão longa como o LEADER e muito próxima daquela que esta Iniciativa Comunitária acabou por tecer por estas terras dentro, em que me orgulho de também ter caminhado, ao lado de outros homens e outrasmulheres, que decerto fizeram muito mais do que eu pela construção do futuro. Tal como acredito que, quem está agora ao leme deste barco e dentro do mesmo, continuará a fazer nesse mesmo futuro.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Dia Municipal para a Igualdade 2021

2021-10-17 a 2021-10-27, Várias iniciativas por todo o país

Sessão de esclarecimentos sobre reconhecimento de Agrupamentos de Produtores Multiprodutos

2021-10-18, Sessão online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4