30 anos de LEADER: Testemunho de Elsa Pinheiro

2022-12-14

Iniciativa "Desenvolvimento Local em Portugal - Uma História Contada na Primeira Pessoa"

Caríssimos Colegas

Da AG PDR / das ADL-GAL / da Federação Minha Terra

Enfim, toda a Família LEADER 

Habitualmente referimo-nos a diferentes etapas da nossa vida, como ciclos. 

Pois neste mês de dezembro de 2022 fecha-se, para mim, um ciclo de 21 anos, na Dolmen, iniciado em 2001, com um estágio profissional. 

Conheci a Dolmen antes disso, quando preparava o meu trabalho final de licenciatura, em que tendo elegido como tema "A aplicação dos fundos comunitários em Marco de Canaveses", rapidamente percebi que seria incontornável contemplar a sua atuação, nesse meu exercício analítico. 

Foi nesse momento que identifiquei esta instituição como a ideal para iniciar o meu percurso profissional e sem ainda ter consciência, foi aí que começou uma relação de verdadeiro compromisso de mim para mim e de mim para a Dolmen e para todos os colegas, dirigentes e parceiros, com quem tive oportunidade de trabalhar, ao longo destas duas últimas décadas. 

Hoje, destaco os anos de aprendizagem e convivência salutar, de metas alcançadas, de desafios superados, de conquistas, enfim de crescimento institucional, refletido no crescimento profissional e vice-versa, não valessem as instituições pelas pessoas que as integram! Foram sem dúvida, anos de ganhos. 

Naturalmente também houve perdas, essas, essencialmente de caráter pessoal, por tanto que fui deixando para segundo plano, para dar cumprimento ao dever e corresponder às exigências que eu própria fui colocando no exercício das minhas responsabilidades. 

Trabalhar na Dolmen, é trabalhar em desenvolvimento e isso deu-me a incrível oportunidade de trabalhar com uma amplitude verdadeiramente desafiante e apaixonante, de áreas de atividade, de parceiros e de instituições. Permitiu-me desenvolver conhecimentos e adquirir competências vastas. 

Trabalhar na Dolmen, deu-me a oportunidade de calçar as sapatilhas e calcorrear o território, e (re)conhecer o riquíssimo património natural e cultural, e tantas vezes promovê-lo em feiras, representando orgulhosamente a instituição Dolmen e o Território, este inicialmente caraterizado como o interflúvio Douro Tâmega e que anos mais tarde se viria a designar Douro Verde e que hoje se afirma como tal.

O meu Douro Verde. E tanto que ele encerra! 

Trabalhar na Dolmen, deu-me também a oportunidade de calçar as galochas para acompanhar no terreno, empresários de diferentes setores de atividade, pessoas que como nós, trabalham diariamente, obviamente pelo seu sustento, mas também pelo desenvolvimento económico e social deste território. Poderiam fazê-lo noutro lugar, mas felizmente escolheram o Douro Verde.

Trabalhar na Dolmen, deu-me ainda a oportunidade de calçar sapatos mais aprumados, para participar em reuniões e outros eventos, com os mais altos representantes do governo local, regional e nacional e de autoridades de gestão dos diferentes programas financiadores. Tantos foram os momentos mais solenes, que marcarão para sempre a vida da instituição. 

Guardarei todos na minha memória e no meu coração!

Como dizia, fecha-se um ciclo de 21 anos. Destes, destaco os últimos cinco, em que exerci as funções de Coordenadora Geral da Dolmen. Cargo que me foi proposto, certamente pelo reconhecimento das minhas capacidades e competências. Cargo que não ambicionei e ao qual não me candidatei, mas que aceitei. 

E sendo verdade que hesitei muito em aceitar, não é menos verdade que depois de o fazer, o assumi com a maior dedicação, empenho e abnegação. 

E muito se fez nesta Casa, dando-se continuidade a uma estratégia de afirmação institucional, que vinha sendo traçada. Muito haverá, certamente, a fazer. 

Hoje, é tempo de agradecer a todos os que, comigo fizeram o caminho. Caminho que como qualquer outro, teve descidas, subidas, curvas, contracurvas...caminho que se fez e fará, caminhando. 

Hoje é tempo de desejar que todos tenhamos a oportunidade e capacidade de continuar a crescer, como profissionais e como pessoas. E a Dolmen pode e deve continuar a fazer diferente neste território, desde logo, mantendo viva esta identidade. 

O caminho faz-se de capacidades, competências e oportunidades. Felizmente tive todas: a oportunidade de conhecer e aprender e a capacidade e competência de fazer acontecer. 

Foi assim na Dolmen e será assim sempre, quaisquer que sejam os desafios profissionais que venha a abraçar. 

Com a equidistância que naturalmente agora se imporá, continuarei a trabalhar com a mesma missão: a de contribuir para o desenvolvimento territorial. 

A todos vós, colegas com quem tive o privilégio de partilhar esta nobre missão, de trabalhar em prol do desenvolvimento, com muitos desafios, venturas e desventuras, resta-me desejar toda a sorte do mundo e muita força para que possam continuar a debater-se pelos valores subjacentes ao acrónimo LEADER – Ligação entre Ações de Desenvolvimento Rural – ligações essas que são também e acima de tudo, humanas, e que, por isso, espero que se preservem! 

Despeço-me com elevada estima e consideração!


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]