30 anos de LEADER: Testemunho de António Lucas

2022-10-21

Iniciativa "Desenvolvimento Local em Portugal - Uma História Contada na Primeira Pessoa"

António Lucas, Município da Batalha (até 2013) / ADAE

Sou filho de pequenos agricultores e talvez por isso, sempre senti uma enorme sensibilidade por quem vive no e do mundo rural, especialmente os micro e pequenos agricultores.

Quando surgiu a oportunidade de uma ligação mais forte, por via da participação na ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, (1997), agarrei essa oportunidade e, em conjunto com uma equipa de eleição, já liderada no terreno pela Alcina Costa, demos andamento a um importante conjunto de projetos que contribuíram  de forma clara e objectiva para que, ao longo das últimas décadas se sentisse que se vivia melhor, no mundo rural. Apesar desta associação estar localizada em terrenos do litoral, ainda existiam e existem muitas atividades e territórios com uma forte componente de ruralidade, de artesanato, de pesca tradicional (como a arte xávega), etc. 

Foi também um tempo de importante aprendizagem pessoal e profissional, pelos contactos frequentes com muita gente boa do continente e ilhas e também com importantes quadros do Ministério da Agricultura e da própria União Europeia. 

Acima de tudo procurámos gerir muito bem as verbas disponíveis e dedicar o máximo das disponibilidades financeiras a projetos com valia para melhorarem, potenciarem e tornarem-se modo de vida de muitos desempregados e de outros cidadãos que encontraram assim um novo modo de vida, muito mais agradável para eles próprios e para a sua comunidade.

Quando surgiu o Leader, deu-se uma pedrada no charco, no que respeita a delegação / transferência de competências do poder central, de Lisboa, para os territórios deste país. Para os territórios, especialmente do Portugal profundo. Já lá vão 30 anos… como o tempo passa depressa. 

Foi introduzido um modelo de gestão inovador e que aproximou muito a decisão ao beneficiário, no fundo, a democracia no seu melhor. Com critérios bem definidos, com controlo, com segregação de poderes, mas próximo dos promotores. Grande salto. Que foi evoluindo ao longo destes 30 anos, de forma paulatina e assertiva.

Por razões profissionais, já não me encontro ligado ao projeto da ADAE, mas o bichinho ficou e acompanho de perto, com imenso prazer e com maior gosto por ter feito parte de uma equipa de excelência.

Continuem a trabalhar em prol do mundo rural e das suas gentes, gente boa, com a força que sempre caraterizou o pessoal ligado às ADL- Associações de Desenvolvimento Local e às estruturas ligadas a gestão dos programas geridos pelas mesmas.

Parabéns e votos de continuação de sucesso.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]