2025-06-05
Decorreu no passado dia 30 de maio, na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, o evento comemorativo do 30.º aniversário da ADRAMA – Associação para o Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira. Com o tema “LEADER: 30 anos de impacto - Resultados e desafios do desenvolvimento rural”, a iniciativa foi muito além da comemoração do aniversário da associação, com um fórum onde foi feito um balanço da abordagem LEADER, trocadas impressões sobre a sua implementação em diferentes contextos territoriais e debatidos os desafios e as novas prioridades para o futuro.
Das intervenções da sessão de abertura, a cargo de Henrique Silva, Presidente da ADRAMA, José António Garcês, Presidente da Câmara Municipal de São Vicente e Nuno Maciel, Secretário Regional de Agricultura e Pescas, destacam-se o reconhecimento da importância do trabalho em parceria, da diferenciação dos apoios permitida pela abordagem LEADER em função das diferentes realidades territoriais e da relevância dos projetos apoiados para manter as pessoas nos territórios rurais. O Secretário Regional, há pouco mais de um mês no cargo, referiu o empenho em ultrapassar as dificuldades que estão a atrasar o PEPAC-Madeira.
Após a apresentação de um documentário sobre os 30 anos da implementação da abordagem LEADER pelo Grupo de Ação Local ADRAMA, teve lugar um painel de debate em que participaram Henrique Silva, Marco Gonçalves, Gestor do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum na Madeira (PEPAC na Madeira) e José Mota Alves, Presidente do GAL ATAHCA, no Minho. A discussão abordou as tipologias de apoios concedidos, as diferenças da medida LEADER na Região Autónoma da Madeira face ao Continente, as alterações introduzidas aos apoios no novo quadro e o papel que devem ter as associações de desenvolvimento local.
Nas duas apresentações que se seguiram, Luís Chaves, Coordenador da Federação Minha Terra fez um histórico e balanço da implementação da abordagem LEADER na Europa e em Portugal, perspetivado o futuro e reforçando a forma diferente como o LEADER é implementado no Continente, nos Açores e na Madeira; António Moita Brites, Diretor do Departamento de Apoios ao Investimento do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), frisou a complexidade do sistema de supervisão e controlo do FEADER e os desafios que se colocam para o quadro que se está a iniciar.
Na sessão de encerramento, que sucedeu a um momento de intervenções do público, Marco Caldeira, Diretor Regional de Agricultura e Desenvolvimento Regional, destacou o trabalho em rede e a proximidade com os beneficiários que caraterizam o trabalho da ADRAMA, que se traduzem nos bons resultados alcançados e que se espera que continuem.
As intervenções podem ser revistas aqui no site do Jornal da Madeira, parceiro da iniciativa.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]