3º Encontro CNO ADRIMAG

2011-11-01

As questões emergentes da atualidade no panorama da educação e formação de adultos estiveram no centro dos diversos painéis de debate do encontro, promovido pela ADRIMAG, no dia 21 de outubro, em Arouca.

Subordinado ao tema «Novas Oportunidades: Mais Futuro, Melhores Profissionais», o 3º Encontro de Centros Novas Oportunidades da ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira teve por principal objetivo avaliar o impacto dos Centros Novas Oportunidades (CNO) na sociedade, nomeadamente na promoção de igualdade de género e na qualificação de profissionais.

Pretendendo também assumir-se como um espaço de reflexão e discussão do papel do candidato enquanto cidadão e promotor da sua formação ao longo da vida, o encontro contou com diversos painéis de debate e o testemunho de um adulto em processo de RVCC.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Arouca e da Direção da ADRIMAG, Artur Neves, e o coordenador do CNO da ADRIMAG, João Carlos Pinho, deram ênfase ao papel da Iniciativa Novas Oportunidades como promotora de desenvolvimento local, regional e nacional.

A igualdade de género e o papel dos CNO na sua promoção; o papel da iniciativa Novas Oportunidades como promotora da valorização pessoal, desenvolvimento de competências de literacia e reconhecimento das competências; e o futuro da Iniciativa foram os temas abordados nos três painéis.

Quanto ao futuro foram apontados alguns indícios: traduzir o RVCC como uma medida de educação de adultos, fazendo um trabalho ainda melhor em cada fase deste processo, aumentando os níveis de rigor e credibilidade; abertura para outros públicos, mesmo que recorrendo a metodologias diferentes, como a formação de competências básicas e modalidades de formação não formais (como o Plano Nacional de Leitura, por exemplo), o que requer, ainda, uma diversificação do Sistema Nacional de Qualificações.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]