2º Seminário “Estratégias alimentares de base territorial: Tendências e iniciativas”

2024-10-30

Conclusões disponíveis

Na tarde do dia 7 de novembro a Universidade de Évora acolhe o 2º Seminário “Estratégias alimentares de base territorial: Tendências e iniciativas”, com dois painéis dedicados a apresentar e debater conceitos, contextos e iniciativas para a transição agroecológica do sistema agroalimentar.

O evento que também terá transmissão online, irá juntar junta a ACSA – Alimentar Cidades Sustentáveis Associação, a Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA), e o programa de doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade das Universidades de Évora e Trás-os-Montes e Alto Douro.

No primeiro painel serão oradores Gianluca Brunori, da Universidade de Pisa (Itália), Daniel Lopéz-Garcia, do CESIC (Espanha), e Teresa Pinto Correia , do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento – Universidade de Évora. O segundo painel envolverá responsáveis e técnicos de vários projetos que têm como objetivo comum a transição  para sistemas agroalimentares mais justos e sustentáveis.

Miguel Torres, Presidente de Direção da Federação Minha Terra, participará no segundo painel, apresentando os projetos PNAES – Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável, 22 iniciativas de nível regional, desenvolvidas por parcerias lideradas pelos Grupos de Ação Local e apoiadas pela Rede Rural Nacional (RRN/PDR2020), e o projeto RNAES - Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que consubstancia uma abordagem em rede ao trabalho desenvolvido em prol da alimentação saudável.

As insrições para o evento em formato online ou presencial, deverão ser efetuadas através do link, até ao dia 4 de novembro.

Para mais informações poderá consultar o Programa em anexo.

Atualização a 20-11-2024:

Consulte o ficheiro-síntese com as conclusões do evento em anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]