2013-04-29

Lituânia, 23 a 26 de maio
«De geração em geração, preservando a identidade regional» é o tema do evento deste ano, organizado pela Rede Rural da Lituânia. Inscrições até 2 de maio.
O evento pretende reunir representantes das Redes Rurais Nacionais e dos Grupos de Ação Local (GAL) dos vários países da UE.
A feira de GAL propriamente dita acontece dia 25, perto do Castelo Raudone, distrito de Jurbarka.
A ideia é que cada GAL possa apresentar os seus projetos e partilhar ideias sobre futuros projetos de cooperação transnacional. Poderão inscrever-se até três representantes de cada GAL.
No dia 24, durante a manhã, irá realizar-se a conferência dos representantes das Redes Rurais Nacionais. A parte da parte será dedicada à visita de projetos.
Os GAL deverão inscrever-se aqui.
Para mais informações, contactar:
Jelena Dokudovi?, E-mail: Jelena.Dokudovic@zum.lt, Tel. + 370 5 239 8458
ou
?aneta Jucaityt?, E-mail: Zaneta.Jucaityte@zum.lt, Tel. + 370 5 239 8458
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]