2014-10-29
Responsável, desde 1996, pela gestão da Abordagem LEADER no território ELOZ Entre Serra da Lousã e Zêzere, a associação assinala o aniversário com a 1.ª Assembleia de Parceiros, a realizar dia 5 de novembro, na Lousã.
Programada para as 17h, no auditório do Museu Álvaro Viana de Lemos, na Lousã, esta Assembleia de Parceiros, dirigida a todos os associados da Dueceira, pretende assumir-se “como um espaço de consolidação da parceria, de informação e reflexão da Estratégia de Desenvolvimento Local do território, num compromisso de todos com o futuro da nossa região”.
Responsável desde 1996 pela gestão local da Abordagem LEADER para o território ELOZ. Entre serra da LOusã e Zêzere, a Dueceira aprovou, no âmbito do Sub-Programa 3 do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, 300 projetos que geraram mais de 20 milhões de investimento total, perto de duas centenas de postos de trabalho e a manutenção direta de mais 400.
Para mais informações, contactar a Dueceira - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, Tel. 239 99 52 68, E-mail dueceira.eloz@mail.telepac.pt.
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]