20 anos da AD ELO

2014-06-06

Celebrando os 20 anos de atividade em prol do desenvolvimento do seu território de intervenção, a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego preparou um conjunto de iniciativas com o objetivo de refletir sobre os resultados alcançados e preparar o futuro.

As comemorações arrancam dia 9 de junho – data de aniversário – com informação nos meios de comunicação social sobre os 20 anos da AD ELO; no dia 10 de junho, realiza-se a 1ª Descida Internacional do Mondego (Penacova -Praia do Reconquinho), e a sessão comemorativa dos 20 anos da AD ELO (Penacova).

De junho a novembro, estão previstas Ações de reflexão e debate, para reflexão e avaliação da atividade desenvolvida, que serão alargadas à comunidade e instituições, com vista à identificação de “pistas fundamentais para a construção dinâmica de uma estratégia de intervenção que perspetive os próximos 20 anos num quadro de desafios cada vez mais exigentes e inovadores”.

A AD ELO irá também promover 7 Roteiros de projetos, isto é, uma ronda de visitas pelos municípios – Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho, Penacova, Figueira da Foz, Mira e Vagos – no formato de um dia de trabalho onde se destacarão 3/4 projetos com o objetivo evidenciar o carácter integrador e abrangente da intervenção.

Ao longo dos 20 anos de atividade da AD ELO foram captados mais de 40 milhões de euros de apoios nacionais e europeus que alavancaram mais de 52 milhões de euros de investimento e permitiram a criação direta de mais de 450 postos de trabalho em pequenas e microempresas da região, ajudando a consolidar o tecido económico local.

Ao nível da qualificação escolar e profissional, as ações da AD ELO envolveram mais de 420 formandos, que obtiveram assim a sua certificação escolar e profissional, tendo muitos encontrado novas formas de valorização pessoal e profissional com a inserção no mercado de trabalho.

Estes são apenas alguns dos grandes números reveladores do impacto que a ação da AD ELO teve no território. A associação sublinha ainda “ações imateriais que, não tendo uma tradução visível, foram igualmente importantes, como a promoção do território, a valorização dos produtos e produtores locais, a coesão territorial e institucional, a internacionalização, a abertura de novos caminhos para os negócios e para o conhecimento que marcaram indelevelmente a ação da associação nos últimos 20 anos”.

Saiba mais no site da AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]