2.ª edição do Wellness Weekend - "Tempo de Despertar"

2023-05-08

A Mata dos Sete Montes, em Tomar vai servir novamente de palco para a 2ª edição do Wellness Weekend – ‘Tempo de Despertar’, a decorrer nos dias 20 e 21 de maio.

Este evento é organizado pela Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN) e pelo Município de Tomar, no âmbito da Rede de Turismo e Bem Estar do Ribatejo Norte, que integra diversas entidades e empresas do sector do turismo.

Jorge Rodrigues, Coordenador da ADIRN, faz um breve enquadramento, referindo que “A Rede de Turismo de Bem Estar do Ribatejo Norte (RTBE) é um projeto colaborativo, em que empresas e pessoas ligadas à temática se têm vindo a desenvolver em rede, tais como alojamentos, terapeutas, prestadores de serviços na área da animação, etc, e onde se propõem criar um novo produto para o nosso território. Esse foi o desafio colocado ao território em 2020 - o de afirmar e expandir a região do Ribatejo Norte como o destino de eleição no turismo de bem-estar (…). O evento de 2021 permitiu-nos perceber que esta é uma temática relevante, que o evento é motivador de agregar pessoas e instituições, o saber fazer e a troca de experiências nestas matérias, pelo que se tornou pertinente realizar uma 2ª edição. Queremos que o Bem-Estar seja acessível a todos”.

Depois da 1ª Edição ‘Tempo de Renovar’, o mote para a 2ª edição é o ‘Tempo de Despertar’. Uma oportunidade de mergulhar o corpo físico, emocional e espiritual na atmosfera da natureza e despertar os sentidos através da conexão com os sons, cheiros, cores e sabores da Primavera.

O propósito do Wellness Weekend "Tempo de Despertar” é de reunir e dar a conhecer uma oferta especializada de produtos e serviços, que promovem práticas de bem-estar, disponibilizando uma oferta única de atividades terapêuticas e experiências sustentáveis, visando o despertar de uma consciência para novas formas de estar na vida.

Será um fim de semana cheio de atividades, que irão decorrer em simultaneamente em vários locais da Mata dos Sete Montes - workshops e terapias holísticas, massagens, exposições de arte sustentável, oficinas com materiais reciclados e práticas tradicionais, alimentação saudável, mercado de produtos naturais e artesanais, espaço dedicado aos animais e às suas qualidades terapêuticas, atividades educativas e sustentáveis para os mais pequenos e alguns momentos surpresa.

No passado dia 14 Abril, no Complexo Cultural da Levada em Tomar, foi apresentado o programa oficial do evento, que contou com a presença da vereadora Filipa Fernandes do Município de Tomar, e que referiu que, “o Turismo de Bem Estar vem, no fundo, responder aquelas que são as necessidades prementes de o dia de hoje. E se, por um lado, o nosso concelho vive muito do turismo religioso, turismo cultural, turismo desportivo, turismo gastronómico, entre tantos outros; é preciso alicerçar tudo isso a um Turismo de Bem-Estar porque não importa só atrair turistas, mas também é importante pensar na sustentabilidade desse turismo e criar bem-estar a quem nos visita e a quem os acolhe. E por isso, termos acolhido e apoiado este evento desde o primeiro momento que nos foi apresentado em 2021”.

No fim de semana de 20 e 21 maio, na Mata Nacional dos Sete Montes, serão então oferecidas diversas atividades e momentos de animação, divididos por sete espaços e abertos ao público em geral:

ESPAÇO TERAPIAS - atividades e workshops, facilitados por terapeutas holísticos de diversas áreas de atuação, ligados ao bem-estar e desenvolvimento pessoal. Algumas atividades a destacar - Viagem Sonora com Taças Tibetanas e Gongos, Tribal Dance, Partilha Espiritual, Rebirthing, Mandalar na Natureza, Intuitive Healing, Astrologia, Feng Shui, Forest Therapy Walk, Workshop Blue Zone Diet e outras.

ESPAÇO KIDS (3 aos 5 & 6 aos 12 anos) - atividades de bem-estar específicas para os mais pequenos, a destacar Tecelagem Natural, Plasticina Natural, Culinária, Yoga, Mandalas, Personalização de Sabonetes, entre outras. Irá ainda haver um momento de Yoga para Grávidas e Bebés.

• STREET MARKET – mais de 35 expositores maioritariamente locais, que irão trazer produtos alimentares biológicos, cosmética natural, artesanato sustentável, entre outras. • STREET FOOD – comercialização de produtos alimentares e refeições saudáveis e biológica, assentes no conceito da Blue Zone Diet.

• ESPAÇO ARTES - Arte Terapêutica. Exposição e Práticas artísticas aliadas ao nosso bem-estar, como a Arte do Barro, Mandalas de Madeiras, Tambores e Danças e Arteterapia.

• ESPAÇO SUSTENTABILIDADE – Exposição e Oficinas práticas e sustentáveis alinhadas à preservação do ambiente, a destacar o workshop de Radiestesia, Reciclagem de Lixo, Hortas Verticais, entre outros.

A novidade, para esta segunda edição, são os 3 espaços que foram adicionadas ao evento, não só com o intuito de o enriquecer, mas principalmente com o objetivo de despertar a consciência e alargar a visão daqueles que nos visitam, para práticas sustentáveis e conscientes, de forma a que cada um possa fazer escolhas mais equilibradas no seu dia-a-dia:

ESPAÇO PETS – Serviços de bem-estar a pensar nos nossos melhores amigos. Exposição e Divulgação de terapias assistidas por animais, destacando a presença da Escola Equestre de Tomar, que irá realizar demonstrações in loco com cavalos.

Os bilhetes para o Wellness Weekend "Tempo de Despertar” encontram-se à venda no site www.wellnesscentroportugal.com, na sede da ADIRN em Tomar e no local no dia do evento, podendo os interessados comprar bilhetes para um dia ou para os dois dias do evento. Os bilhetes dão acesso ao Espaço Terapias e ao Espaço Kids (bilhetes para adultos e crianças). O acesso aos restantes Espaços é gratuito. Para maiores de 65 anos, a sua participação é totalmente gratuita. Para compra online, existe um desconto de 5€ na versão adulto, para um ou dois dias.

Consulte o programa em anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]