10ª Feira de Doçaria Tradicional

2011-10-18

28 a 30 outubro 2011, Abrantes

O delicioso evento, preparado pela TAGUS e Câmara Municipal de Abrantes, celebra uma década de edições com um programa cheio de doces novidades. Sábado, 29, é dia de Claras em Castelo!

«Claras em Castelo» é a designação da iniciativa que pretende concentrar o maior número possível de pessoas com o nome «Clara», no Castelo de Abrantes, a partir das 10h.

Construir uma instalação artística com tecidos engomados com claras é o desafio que a organização propõe aos participantes. Haverá também um workshop culinário de receitas com claras de ovos. A Liga Portuguesa Contra o Cancro associou-se a esta atividade.

Outra das novidades da 10ª Feira de Doçaria Tradicional é a realização de um Peddy Paper pelo Centro Histórico de Abrantes, no dia 30. Durante duas horas, equipas constituídas por dois elementos irão partir à descoberta da história da Palha de Abrantes - o principal doce tradicional da cidade.

O Programa inclui também o 1º Encontro de Música Popular Portuguesa, pelo grupo Cant»Abrantes, que promete ser uma das animações do evento com atuações dos grupos de cantares de Santo António das Areias, Belver, Vila Velha de Ródão, Riachos, Alvalade do Sado e Abrantes.

Os mais pequenos vão ter direito a pinturas faciais, balões, jogos e espetáculos preparados nos ATL de várias escolas e jadins de infância. As escolas do concelho estão também a preparar trabalhos para recriar a personagem animada Palhinhas. Os três mais votados serão premiados com vales em material escolar, através do apoio do LEADER.

Quanto à doçaria? Nesta edição vão estrear licores e compotas finas de Palmela, bolachas, licores e geleias vindos da Lousada? Para além das grandes referências nacionais? Ovos-moles de Aveiro, fogaças de Santa Maria da Feira, pastéis de Tentúgal, pão-de-ló de Ovar, cornucópias de Alcobaça, pão de rala e bolo fidalgo do Alentejo... E, naturalmente, das iguarias do Ribatejo Interior? Palha de Abrantes, tigeladas, queijinhos do céu?

Programa completo da 10ª Feira de Doçaria Tradicional, inscrições para as Claras em Castelo e Peddy Paper, em www.tagus-ri.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]