1.ª edição do Wellness Weekend "Tempo de Renovar"

2022-03-08

Foi apresentado no dia 23 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tomar, a 1.ª edição do Wellness Weekend "Tempo de Renovar", a realizar nos dias 26 e 27 de março, na Mata Nacional dos Sete Montes em Tomar, cuja organização se encontra a cargo da ADIRN e do Município de Tomar, contacto com o apoio da Rede de Turismo e Bem Estar do Ribatejo Norte, que integra diversas entidades e empresas do sector do turismo.

Jorge Rodrigues, Coordenador da ADIRN, fez um breve enquadramento do evento e da rede, indicando que esta rede começou há cerca de dois anos, com uma conversa informal em Torres Novas, e que vem evoluindo até ao evento que agora apresentam, indica que se trata de uma rede parceiros direcionada para o turismo de bem estar, dedicada a quem procura práticas saudáveis para aumentar, melhorar ou manter os seus estados de saúde física, mental, emocional, espiritual e energética sempre equilibrada e saudável.

O Grupo de trabalho composto por elementos da rede, responsável pela apresentação do evento, referiu que o foco deste evento é promover, não só o Ribatejo Norte em termos de turismo de excelência focando-se num nicho de mercado associado ao turismo de bem estar que tem vindo a ter cada vez mais solicitação, mas acima de tudo a promoção da saúde e o bem-estar, quer físico, emocional e espiritual do público em geral, disponibilizando uma oferta única de actividades terapêuticas e experiências saudáveis, visando a fomentação de novas formas de estar na vida.

O evento começa na sexta dia 25 de março, com a realização de um Círculo de Conversas - Tempo de Renovar (O Templo Interior), no Complexo Cultural da Levada de Tomar, estando já confirmada a presença de um diversificado leque de oradores. Foi indicado por Kateline Santos, membro da rede, que esta data foi escolhida para aproveitar o equinócio da Primavera, altura em que a natureza se renova, sendo este também o momento ideal, para cada um de nós se renovar, de referir que o acesso ao círculo de conversas será limitado a convidados.

No decorrer dos dias 26 e 27 de Março, irão desenvolver-se várias actividade de diversas áreas ligadas às terapias holísticas, dinamizadas por mais de 20 terapeutas, sendo que será ainda realizado um Showcooking de alimentação saudável. Dentro de um leque de atividades disponíveis no decorrer do evento destaca-se a Meditação Guiada com Guitarra Clássica, o Yoga, a Viagem Sonora com Taças Tibetanas, o Xamanismo, o Feng Chui e outras.

O evento contará ainda com um promoção e divulgação de Produtores da região, havendo um espaço estipulado para o efeito denominado “Wellness Street & Food Market ” estando para já confirmada a presença de mais de 35 expositores que irão promover e comercializar os seus produtos, havendo ainda com um espaço onde os participantes poderão experimentar novos sabores focados na alimentação saudável e/ou vegan, e muito mais.

O Coordenador da ADIRN, Jorge Rodrigues, referiu ainda que estão previstos mais eventos deste género a realizar futuramente nos seis concelhos de abrangência da ADIRN (Alcanena, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha) tratando-se nesse sentido de um projeto de continuidade, que visa mostrar o que de melhor este território tem para oferecer e atrair, assim, mais visitantes e turistas, tornando o Centro de Portugal no Centro do Bem-Estar em Portugal.

Filipa Fernandes, vereadora da Câmara Municipal de Tomar, responsável pelo pelouro do Turismo, referiu que o Município de Tomar irá acolher esta edição, abrindo assim mais uma vertente turística para a cidade, que tem um forte potencial turístico, referindo que além do Turismo Religioso, Cultural, de Natureza e de Património que já caracterizam a cidade Templária, a aposta no Turismo de Bem-Estar será apostar num novo segmento.

Uma vez que a rede abrange vários sectores de atividade, focada na criação de um produto turístico de excelência na região centro, os hotéis da região irão disponibilizar pacotes temáticos associados ao evento, havendo alojamentos parceiros a oferecer pacotes de duas noites que incluem a pulseira de acesso ao evento.

Os bilhetes para o evento encontram-se desde já à venda no site eventbrite.pt, podendo os interessando comprar bilhetes para um dia ou para os dois dias do evento, sendo que apenas é necessário bilhete para as atividades, o acesso ao Street & Food Market são gratuitos.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]