1.ª Assembleia das Redes Rurais Europeias

2015-02-04

A Minha Terra participou em representação dos Grupos de Ação Local de Portugal na primeira reunião da Assembleia das Redes Rurais Europeias, que decorreu a 26 de janeiro, em Bruxelas.

I12134-AREX02X550.JPG

Os trabalhos iniciaram com a apresentação desta nova estrutura definida pela DG AGRI (Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural) da Comissão Europeia, para apoiar as atividades globais da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (REDR) e da Rede da Parceria Europeia de Inovação (RPEI), e o modelo de funcionamento desta Assembleia, através de grupos e subgrupos, permanentes e não permanentes, sobre temas relacionados com os objetivos e as tarefas da REDR e da RPEI, compostos por representantes (delegados) indicados pelas entidades dos Estados-membros que compõem a Assembleia. (documentos em anexo)

A Assembleia das Redes Rurais Europeias, presidida por um representante da Comissão Europeia, é composta por 200 entidades, entre redes rurais nacionais, autoridades de gestão, organismos pagadores, organizações não-governamentais, organizações de nível europeu que representem as autoridades regionais e/ou locais ativas no domínio do desenvolvimento rural, grupos de ação local LEADER, serviços de aconselhamento agrícola e instituições de investigação agrícola.

Promover o trabalho em rede entre as entidades públicas e privadas ativas no domínio do desenvolvimento rural e da inovação para a produtividade agrícola e o desenvolvimento sustentável da agricultura, bem como assegurar a coordenação entre a REDR e a RPEI, definir o quadro estratégico das atividades destas redes, e o acompanhamento e avaliação dessas atividades, são as principais tarefas desta Assembleia que deverá reunir uma vez por ano.

Para além da plenária, as principais estruturas da Assembleia das Redes Rurais Europeias são os subgrupos, ao nível do trabalho temático, para o desenvolvimento e a partilha de conhecimento sobre temas específicos e o Steering Group, ao nível operacional, coordenando as atividades e os grupos de trabalho.

Estão, desde já, criados dois subgrupos permanentes: um sobre Inovação com 60 membros e outro sobre LEADER/DLBC que conta com 96 delegados, em representação dos grupos de ação local, das redes rurais nacionais e das autoridades de gestão, e ainda de outras organizações da UE. Este subgrupo tem como mandato contribuir para a melhoria da qualidade da implementação do LEADER nos Programas de Desenvolvimento Local, tendo já atividades agendadas para os próximos meses.

I12134-AREX03.JPG I12134-AREX05.JPG

I12134-AREX04B.JPG I12134-AREX06.JPG

O encontro contou também com seis workshops paralelos para a discussão da forma como a Rede Europeia de Desenvolvimento Rural e a Rede da Parceria Europeia de Inovação podem alcançar melhor os seus objetivos, fomentando o trabalho em rede e a participação, reforçando o diálogo entre os agricultores e a comunidade científica, promovendo a inovação, contribuindo para melhorar a implementação das políticas de desenvolvimento rural. A Federação Minha Terra foi convidada a participar no Workshop 6 Comunicação com os stakeholders, apresentando a respetiva experiência e estratégia de comunicação.

Fotos: ENDR/COM DG AGRI


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]